Segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 14h47
Agência Brasil
Para combater o comércio irregular de medicamentos de forma eficiente é necessária a integração entre órgãos públicos e agentes da cadeia de produção de remédios, defendeu hoje (9) o assessor chefe de Segurança Institucional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adilson Batista, que participa de um workshop com vigilantes sanitários, delegados da Polícia Federal, representantes da sociedade civil e agentes do setor farmacêutico.
Segundo ele, somente este ano, a Anvisa contabiliza cerca de 330 toneladas de material recolhido, entre fármacos sem registro, vencidos, falsificados ou contrabandeados.
A ideia do evento, que será realizado até amanhã (10), é apresentar um panorama da circulação desses remédios no país, além de discutir mecanismos para o combate a essa prática, considerada crime hediondo.
Para o diretor da Anvisa, Dirceu Raposo, a sociedade também deve ajudar no combate ao comércio irregular de medicamentos, já que é a maior beneficiada por essa fiscalização.“Todo cidadão tem obrigação de zelar pela sua família, pela sua comunidade”, acredita.
Para ele, a lei que trata do rastreamento de medicamentos (Lei 11.903/09), sancionada no início deste ano, já representa um avanço e deve garantir mais segurança a partir da execução de algumas medidas como a informatização de todas as informações relacionadas à industrialização de remédios, desde o fornecedor da matéria prima até o consumidor final.
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)