Segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 14h47
Agência Brasil
Para combater o comércio irregular de medicamentos de forma eficiente é necessária a integração entre órgãos públicos e agentes da cadeia de produção de remédios, defendeu hoje (9) o assessor chefe de Segurança Institucional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adilson Batista, que participa de um workshop com vigilantes sanitários, delegados da Polícia Federal, representantes da sociedade civil e agentes do setor farmacêutico.
Segundo ele, somente este ano, a Anvisa contabiliza cerca de 330 toneladas de material recolhido, entre fármacos sem registro, vencidos, falsificados ou contrabandeados.
A ideia do evento, que será realizado até amanhã (10), é apresentar um panorama da circulação desses remédios no país, além de discutir mecanismos para o combate a essa prática, considerada crime hediondo.
Para o diretor da Anvisa, Dirceu Raposo, a sociedade também deve ajudar no combate ao comércio irregular de medicamentos, já que é a maior beneficiada por essa fiscalização.“Todo cidadão tem obrigação de zelar pela sua família, pela sua comunidade”, acredita.
Para ele, a lei que trata do rastreamento de medicamentos (Lei 11.903/09), sancionada no início deste ano, já representa um avanço e deve garantir mais segurança a partir da execução de algumas medidas como a informatização de todas as informações relacionadas à industrialização de remédios, desde o fornecedor da matéria prima até o consumidor final.
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)