Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 - 17h19
O projeto do Agente Mirim de combate à Dengue foi avaliado pela secretaria municipal de Saúde (Semusa) como uma arma eficaz no combate à dengue. Ele vem acontecendo desde o ano passado e é uma parceria das secretarias municipais de Saúde e de Educação para trabalhar de forma preventiva através da conscientização de alunos da rede municipal de ensino, quanto aos principais focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.
São distribuídas camisetas e material didático, incluindo um cartão com o ‘check list’ onde as crianças que serão agentes mirins poderão checar, juntamente com os pais, os possíveis focos da doença. No próprio papel existe também joguinhos para que os alunos possam saber mais sobre o ciclo do mosquito de uma forma criativa. Agentes de saúde vão às escolas buscar esta lista de checagem e repassam a divisão de epidemiologia.
Para Noemi Vieira Conceição, coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa, esse trabalho é importante, pois neste período chuvoso, foi detectado através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), muitos focos em diversos bairros da cidade. “Precisamos diminuir os bairros que foram apontados como risco de infestação. Estamos fazendo parceria com a Semed para que as crianças como agentes sejam multiplicadoras que levarão para sua família e visinhos informações sobre como evitar a doença”, disse.
A Semusa trabalha de forma preventiva eliminando criadores da doença como pneus, caixas de água e calhas, também com atividades de campo, através dos agentes de combate e comunitários que vão às casas e fazem orientações alertando aos moradores sobre os agravos. O Agente Mirim é também um programa de prevenção, a criança faz aquilo que é correto e fiscaliza em seu lar se esta sendo feito o que foi ensinado a ela na sala de aula.
A partir desta quinta-feira, as crianças que tem esse papel já começarão a receber os kits e iniciar os trabalhos de prevenção junto às suas comunidades.
Atendimento
Todas as Unidades de saúde da cidade possuem suporte para atender as pessoas que tiverem sintomas de dengue. Estes, na maioria dos casos são: dor de cabeça; dor nos olhos; febre alta muitas vezes; dor nos músculos e nas juntas; manchas avermelhadas por todo o corpo; falta de apetite; fraqueza; e em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.
Bairros com alto risco
Noemi Vieira Conceição explica que a Semusa vai trabalhar com as escolas localizadas nos bairros com alto risco de infestação. São eles: Pedrinhas, São Sebastião, Costa e Silva, Panair, Olaria, Arigolândia, Caiari, Mocambo, Santa Bárbara, Km1 (Centro), Baixa União, Areal, Tucumanzal, Vila Tupi, Triângulo, Roque, Mato Grosso, Areia Branca, Novo Horizonte, Cidade do Lobo, Cidade Nova, Eletronorte, Conceição, Nova Floresta, Floresta, Caladinho, Eldorado, Cohab, Castanheira, Aeroclub, Planalto, Texeirão, Igarapé, Escola de Polícia, Pantanal, Esperança da Comunidade, Maringá, Tiradentes, Cuniã, Lagoinha, Tancredo Nves,Socialista, São Francisco, Ronaldo Aragão, Marcos Freire e Cidade Jardim.
Fonte: Rebeca Barca
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à