Porto Velho (RO) sexta-feira, 1 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Saúde

A proximidade das festas de fim de ano evoca lembranças de dores e sofrimentos


  
Dores e sofrimento

 

A proximidade das festas de fim de ano evoca lembranças de cantos natalinos, a renovação dos compromissos para o Ano Novo, férias, alegria. No entanto, para muitos as datas festivas de encerramento/início de ano representam muita dor e sofrimenA proximidade das festas de fim de ano evoca lembranças de dores e sofrimentos - Gente de Opiniãoto. Nas estradas, o risco de acidentes passa a ser muito maior. Mas quem fica em casa e decide festejar com fogos de artifício não fica imune a acidentes: eles são o ruído da alegria e um encanto visual, mas podem representar perigo para quem os manipula.

Há riscos de acidentes de diversos graus para quem lida com fogos de artifício. Desde queimaduras até lesões tão graves que levam à amputação. As estatísticas revelam que uma a cada dez pessoas que mexem com artefatos explosivos são vítimas de algum tipo de amputação, principalmente dos dedos.

O uso dos produtos pode provocar queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores (10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos.

Para conscientizar a população quanto a este risco a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM) lançou a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão. Durante todo este ano, a ABCM tem promovido ações para conscientização quanto aos vários tipos de acidentes e males que podem ser causados às mãos. Neste final de ano, a iniciativa completa um ano e lança a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes com Fogos de Artifício, com o slogan: “Bonito para os olhos. Um perigo para as mãos”.

 A campanha tem por objetivo mostrar os perigos que os fogos oferecem e manter as pessoas distantes das práticas de risco. As ações para a campanha vão se intensificar durante o mês de dezembro, contando com o apoio de médicos especializados em cirurgia da mão, engajados na divulgação de mensagens de alerta sobre os riscos de acidentes causados principalmente pelo manuseio de fogos de artifícios.

 

Mais Sobre Saúde

Prefeitura de Porto Velho disponibiliza programa de acompanhamento a pacientes diabéticos

Prefeitura de Porto Velho disponibiliza programa de acompanhamento a pacientes diabéticos

Para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas acometidas pela diabetes, a Prefeitura de Porto Velho disponibiliza o Programa Hiperdia em todas a

Campanha de Multivacinação mobilizou 40 municípios e conseguiu aplicar em um dia mais de 20 mil doses de vacinas

Campanha de Multivacinação mobilizou 40 municípios e conseguiu aplicar em um dia mais de 20 mil doses de vacinas

O dia de mobilização para a Campanha Estadual de Multivacinação que aconteceu no último sábado (25) permanece com atendimento intensificado até o dia

Dia V de Multivacinação no sábado (25/06) movimentou as unidades de saúde em Porto Velho

Dia V de Multivacinação no sábado (25/06) movimentou as unidades de saúde em Porto Velho

Porto Velho promoveu, no último sábado (25), a campanha nacional do Dia V de Multivacinação para atualização das vacinas de rotina e complementação