Sábado, 6 de novembro de 2010 - 07h02
A proximidade das festas de fim de ano evoca lembranças de cantos natalinos, a renovação dos compromissos para o Ano Novo, férias, alegria. No entanto, para muitos as datas festivas de encerramento/início de ano representam muita dor e sofrimen
to. Nas estradas, o risco de acidentes passa a ser muito maior. Mas quem fica em casa e decide festejar com fogos de artifício não fica imune a acidentes: eles são o ruído da alegria e um encanto visual, mas podem representar perigo para quem os manipula.
Há riscos de acidentes de diversos graus para quem lida com fogos de artifício. Desde queimaduras até lesões tão graves que levam à amputação. As estatísticas revelam que uma a cada dez pessoas que mexem com artefatos explosivos são vítimas de algum tipo de amputação, principalmente dos dedos.
O uso dos produtos pode provocar queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores (10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos.
Para conscientizar a população quanto a este risco a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM) lançou a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão. Durante todo este ano, a ABCM tem promovido ações para conscientização quanto aos vários tipos de acidentes e males que podem ser causados às mãos. Neste final de ano, a iniciativa completa um ano e lança a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes com Fogos de Artifício, com o slogan: “Bonito para os olhos. Um perigo para as mãos”.
A campanha tem por objetivo mostrar os perigos que os fogos oferecem e manter as pessoas distantes das práticas de risco. As ações para a campanha vão se intensificar durante o mês de dezembro, contando com o apoio de médicos especializados em cirurgia da mão, engajados na divulgação de mensagens de alerta sobre os riscos de acidentes causados principalmente pelo manuseio de fogos de artifícios.
Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho
Ação estratégica da Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Governo Federal, os atendimentos promovidos ao longo de todo o mês de fevereiro pela C

Prefeitura orienta sobre acesso ao implanon em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforçam que o acesso ao implanon vai ocorrer por meio da rede pública municipa

Cirurgia plástica para homens - quais as mais procuradas e as recomendações médicas
Veja a entrevista:

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho
Neste sábado (28), o prefeito Léo Moraes dá início a mais uma ação voltada à saúde da mulher em Porto Velho, o mutirão do implanon. A iniciativa vai
Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)