Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Caças 18F Super Hornets dos EUA enviaram clara mensagem à Maduro


Caças 18F Super Hornets dos EUA enviaram clara mensagem à Maduro - Gente de Opinião

Na quinta-feira passada, a Embaixada dos EUA na Guiana informou que aeronaves da Marinha dos EUA, F/A-18F Super Hornets, embarcadas no USS George Washington, realizaram um sobrevoo coordenado e aprovado sobre o espaço aéreo de Georgetown.

O exercício baseia-se na nossa cooperação de segurança de rotina e na expansão da parceria bilateral de defesa com a Guiana, informou a embaixada estadunidense em comunicado confirmado pelo jornalista militar Dylan Malyasov.

Dois F/A-18F Super Hornets da Marinha dos Estados Unidos sobrevoaram Georgetown, em 9 de maio de 2024

Dois F/A-18F Super Hornets da Marinha dos Estados Unidos sobrevoaram Georgetown, em 9 de maio de 2024  - Gente de Opinião
Dois F/A-18F Super Hornets da Marinha dos Estados Unidos sobrevoaram Georgetown, em 9 de maio de 2024

Além disso, o porta-aviões USS George Washington e o Carrier Strike Group Ten da Marinha dos EUA estão na região, como parte de um trânsito de dois meses estacionados no pacifico.

Num comunicado, o governo da Guiana confirmou o sobrevôo, informando que o exercício faz parte do acordo de cooperação em defesa entre a Guiana e os Estados Unidos, visando aumentar a segurança no âmbito do programa de cooperação em curso entre os dois países.

O sobrevoo das aeronaves dos EUA ocorre em meio à disputa territorial em curso entre a Guiana e a Venezuela sobre a região de Essequibo, que levou ambos os países a apresentarem seus argumentos perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) em abril.

O General Vladimir Padrino López, Ministro da Defesa do regime de Nicolás Maduro, denunciou veementemente o exercício militar de quinta-feira, afirmando: As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas rejeitam veementemente estas repetidas provocações do Comando Sul, patrocinado pelo governo da Guiana, que assumiu o papel de uma nova colônia americana. Nosso Sistema Integral de Defesa Aeroespacial permanece ativado contra qualquer tentativa de violação do espaço geográfico venezuelano, incluindo nosso Território de Essequibo. Alerta!Este sentimento foi também partilhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Yván Gil que afirmou: “o sobrevoo configura clara ameaça a zona de paz acordada entre Maduro e o Presidente da Guiana, Irfaan Ali.

Em Fevereiro deste ano, o governo dos EUA anunciou um aumento na sua ajuda militar urgente à Guiana, enquanto a Venezuela ameaça confiscar uma grande parte do território do país reivindicado como seu. Neste contexto, Washington comprometeu-se a ajudar a Guiana na aquisição de novas aeronaves, helicópteros, uma frota de drones militares e, pela primeira vez, tecnologia de radar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Realidade climática: excessivo calor e seca castigam a insanidade humana

Realidade climática: excessivo calor e seca castigam a insanidade humana

Situação de calor extremo na Índia serve de alerta para o aquecimento e a seca que se aproxima com o verão amazônico, enquanto as queimadas acontece

No reino da simplicidade habitam a sofisticação e a decência

No reino da simplicidade habitam a sofisticação e a decência

O imperativo da higiene física e mental, sobre a ostentação da VAIDADE risívelA vaidade é vista como um desvio fútil de conduta da alma, que se revel

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)