Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Rondônia Inca

Acre: Lançamento de livro e documentário para TVs internacionais sobre os geoglifos



Equipe de filmagem pretende mostrar que o explorador inglês Percy Fawcett estava no caminho certo na busca de uma grande civilização nesta parte da Amazônia

Dois importantes eventos para arqueologia brasileira ocorrem nesta quinta-feira, em Rio Branco. O Governo do Acre e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam neste dia 07 de outubro, às 20 horas, no Memorial dos Autonomistas,Acre: Lançamento de livro e documentário para TVs internacionais sobre os geoglifos  - Gente de Opinião o livro Geoglifos: Paisagem da Amazônia Ocidental, organizado pelos pesquisadores Denise Schaan, Alceu Ranzi e Antonia Barbosa, respectivamente do Museu Emílio Goeldi (PA) e Universidade Federal do Acre (Ufac). A publicação contém 87 fotografias, a maioria feita a partir de sobrevoos sobre os sítios arqueológicos do Acre.

As imagens foram feitas pelos fotógrafos Edson Caetano, Diego Gurgel, Sérgio Vale e Maurício de Paiva. O livro contem ainda, dois pequenos textos escritos por Denise Schaan e Alceu Ranzi, e conta com uma apresentação escrita especialmente pelo governador Binho Marques. Há um mapa da localização dos geoglifos em que vemos que aqueles antigos povos ocupavam todo o leste do estado. Até o momento, há 271 geoglifos registrados no estado.

 

A obra foi patrocinada pelo Governo do Estado, através do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação Elias Mansour e da Secretaria Estadual de Esporte, Turismo e Lazer, assim como pelo CNPq.
 

Além disso, encontra-se em Rio Branco Peter Von Puttkamer, Niall McCann e Todd Southgate, respectivamente diretor, apresentador e cinegrafista da produtora canadense Gryphon Productions Ltda, que iniciam nesta quinta-feira as filmagens do documentário "Lost In The Amazon: Percy Fawcett", que quer provar que o arqueólogo Percy Harrison Fawcett (1867 - 1925) estava certo em organizar a expedição que pretendia encontrar uma cidade de grande população na Amazônia. O grupo reuniu-se nesta quarta-feira, 6, com o secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Cassiano Marques e o pesquisador Alceu Ranzi. Esteve presente também a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico do Acre, Suely Melo.
 

Fawcett foi um famoso arqueólogo e explorador britânico que desapareceu ao organizar uma expedição para procurar por uma civilização perdida na Amazônia. Há evidências materiais de que ele encontrou-se com Plácido de Castro, herói da Revolução Acreana, com quem percorreu a região dos Campos da Natureza, na fronteira com a Bolívia, numa zona de alta incidência dos geoglifos.
 

Para os documentaristas canadenses, os geoglifos são o registro de que Fawcett estava correto em seu projeto. "Ele procurava uma cidade muito populosa e ninguém acreditava nele. Hoje, se vê que estava certo", disse Peter Puttkamer. "Os geoglifos são o melhor exemplo do que ele pensava na época", completou o diretor. O documentário terá cerca de uma hora de duração e irá ao ar em redes de TV americanas, canadenses e inglesas, sendo precursor de um longa-metragem sobre a saga de Fawcett.
 

Fonte:  Agência de Notícias do Acre / Edmilson Ferreira

Mais Sobre Rondônia Inca

Governo divulga relatório da ONU de 2015 sobre presídios brasileiros

  Débora Brito - Repórter da Agência Brasil A Secretaria Especial de Direitos Humanos publicou o relatório elaborado pelo Subcomitê das Nações Unidas

OMS alerta sobre a necessidade de prevenir e tratar os diversos tipos de hepatites

Renata Giraldi Agência Brasil Brasília – Na véspera do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje (27)

Usina Jirau monitora mercúrio na saúde da família

As equipes do Programa da Saúde da Família (PSF) que atuam nas unidades de saúde dos distritos de Fortaleza do Abunã, Nova Mutum Paraná e Abunã se tor

Marinha Raupp e prefeitos reúnem-se com ministério do Turismo para desenvolver plano Turístico nos municípios da BR 429

Brasília - A deputada federal Marinha Raupp (PMDB), juntamente com os prefeitos de Costa Marques, Seringueiras, São Miguel e São Francisco do Guaporé,