Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Zona Franca de Manaus está oficialmente prorrogada até 2073


 Diego Queiroz

Em sessão solene nesta terça-feira (5), o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 83/2014, que prorroga os incentivos fiscais especiais do projeto Zona Franca de Manaus (ZFM) até o ano de 2073. A emenda cria, efetivamente, o artigo 92-A no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal, acrescentando 50 anos ao prazo fixado no dispositivo, segundo o qual a vigência dos benefícios se encerraria em 2023.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) esteve representada na sessão solene pelo superintendente da autarquia, em exercício, Gustavo Igrejas, bem como pelo coordenador-geral de Acompanhamento de Projetos Industriais, José Jorge do Nascimento Júnior, e pelo coordenador-geral de Representação Institucional da SUFRAMA em Brasília, Marlênio Ferreira.

Prorrogações

Esta é a quarta prorrogação do modelo ZFM, o qual foi instituído por meio do Decreto-Lei nº 288, de 1967. A primeira prorrogação se deu em 1986, através do Artigo 1º do Decreto 92.560, que estendeu por 10 anos o prazo que valeria até o ano de 1997. Com a promulgação da Constituição Federal, em 1988, a Zona Franca de Manaus teve novamente seu prazo modificado, desta vez por meio do artigo 40 do ADCT, o qual estabeleceu a validade dos incentivos fiscais por 25 anos (até 2013).

A terceira prorrogação dos incentivos ocorreu no ano de 2003, com a edição da Emenda Constitucional nº 42, que modificou o artigo 42 do ADCT e estendeu os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus por mais dez anos, com validade prevista até o ano de 2023.

Momento histórico

De acordo com o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, esse é um dos fatos mais importantes da história da Zona Franca de Manaus e demonstra, acima de tudo, o alto grau de credibilidade e reconhecimento alcançado pela ZFM perante a sociedade brasileira. “Agora, pode-se comemorar a manutenção, pelo menos por cinco novas décadas, de um modelo econômico estratégico que emprega, preserva, integra e distribui riquezas, exercendo, enfim, um papel decisivo na consolidação de novas fronteiras de desenvolvimento para todo o País”, disse Nogueira.

O superintendente fez questão também de destacar o esforço de políticos, empresários e governantes da região, entre outros agentes, em meio ao longo processo político que sucedeu a promulgação. “Foi um longo processo, de quase três anos de discussões e articulações. Indiscutivelmente, essa conquista não foi ação de um único herói. Foi, mais do que tudo, uma conquista possibilitada pela luta e pelo trabalho de diversos agentes verdadeiramente comprometidos com o desenvolvimento da Amazônia, bem como pelo apoio decisivo que o Governo Federal – autor da proposta de prorrogação – sempre manifestou à Zona Franca de Manaus”, complementou.

Por fim, Nogueira indicou que a prorrogação dos incentivos fiscais especiais impacta de forma extremamente positiva a manutenção e atração de investimentos na Zona Franca de Manaus, proporcionando maior segurança jurídica às empresas que atuam no Polo Industrial de Manaus (PIM), mas também amplia em igual medida a gama de desafios em prol do fortalecimento do modelo. “A SUFRAMA e o Governo Federal, como um todo, terão, sem dúvidas, uma missão ainda mais árdua pela frente no sentido de garantir que, com a ampliação do tempo de validade da ZFM, ampliem-se também seus resultados e seus benefícios. Da parte da SUFRAMA, podemos enfatizar que estamos completamente atentos a esse processo e continuaremos trabalhando em conjunto com diversos parceiros para avançar em questões pontuais para o desenvolvimento e a diversificação do nosso modelo econômico, como logística, infraestrutura, capital intelectual, investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e fortalecimento da indústria de base, entre outros desafios”, disse o superintendente. “O futuro guarda oportunidades promissoras e perspectivas muito positivas, mas estamos completamente conscientes de que temos, ainda, muito trabalho pela frente”, reforçou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)