Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 - 12h37
A secretária de Estado e coordenadora do Plano Futuro iniciou a apresentação expondo os dados da extrema pobreza na região da Zona da Mata. O município de Rolim de Moura está entre os de menor índice com relação a extrema pobreza, porém há municípios na região que mostram um alto índice, como Alto alegre dos Parecis onde 19% da população encontra-se nesta situação e Novo Horizonte, com o índice de 15%.
“Os índices apontados são do censo 2010 do IBGE, mas o Estado vai verificar em loco a real situação de cada município, para identificar qual a face que a pobreza tem em cada localidade, por que a pobreza não é só de renda, pode ser uma má qualidade na alimentação ou por falta de acesso a serviços e políticas públicas, enfim são diversos os indicadores”, ressalta Claudia Moura.
A secretária falou ainda que o objetivo dessas visitas aos municípios não é apenas para apresentar o Plano, mas, especialmente, ouvir da população suas demandas e necessidades. “O Plano Futuro contempla uma vasta gama de projetos, precisamos saber quais as prioridades em cada município para promover a inclusão das famílias em situação de extrema pobreza. Essa é uma das principais características do Plano: implantar e desenvolver os projetos adequados para atender efetivamente as demandas de cada localidade”, completa Claudia.
Para o prefeito de Rolim de Moura, José Dias Ferraz, o Plano Futuro vem pra resolver os problemas sociais que o município enfrenta como a questão da drogadição, que vem aumentando muito nessa região, a questão do déficit de habitação popular e capacitação para o mercado de trabalho. “Rolim de Moura tem um mercado de trabalho com muitas oportunidades de emprego, porém, falta capacitar as pessoas para inseri-las neste mercado, e com o Plano Futuro, o município poderá investir mais em capacitação profissional”, resume o prefeito.
Visitas
Durante sua visita a Rolim de Moura, a secretária Claudia Moura participou pela manhã, da solenidade de abertura da I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, realizada pelos municípios da Zona da Mata, com o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
No decorrer da tarde a secretária concedeu entrevistas para falar sobre o Plano Futuro e visitou as instalações da Casa de Recuperação Nova Aliança para dependentes químicos, que atende cerca de 70 pessoas entre homens e mulheres e é referência neste tipo de serviço no estado. Ao pastor João Batista, dirigente da entidade, Cláudia explicou que um dos projetos do plano é justamente fortalecer as comunidades terapêuticas que fazem trabalhos voltados ao tratamento da dependência química.
Fonte:Decom
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com