Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Zona da Mata recebe equipe do Plano FutuRO


A secretária de Estado e coordenadora do Plano Futuro iniciou a apresentação expondo os dados da extrema pobreza na região da Zona da Mata. O município de Rolim de Moura está entre os de menor índice com relação a extrema pobreza, porém há municípios na região que mostram um alto índice, como Alto alegre dos Parecis onde 19% da população encontra-se nesta situação e Novo Horizonte, com o índice de 15%.

“Os índices apontados são do censo 2010 do IBGE, mas o Estado vai verificar em loco a real situação de cada município, para identificar qual a face que a pobreza tem em cada localidade, por que a pobreza não é só de renda, pode ser uma má qualidade na alimentação ou por falta de acesso a serviços e políticas públicas, enfim são diversos os indicadores”, ressalta Claudia Moura.

A secretária falou ainda que o objetivo dessas visitas aos municípios não é apenas para apresentar o Plano, mas, especialmente, ouvir da população suas demandas e necessidades. “O Plano Futuro contempla uma vasta gama de projetos, precisamos saber quais as prioridades em cada município para promover a inclusão das famílias em situação de extrema pobreza. Essa é uma das principais características do Plano: implantar e desenvolver os projetos adequados para atender efetivamente as demandas de cada localidade”, completa Claudia.

Para o prefeito de Rolim de Moura, José Dias Ferraz, o Plano Futuro vem pra resolver os problemas sociais que o município enfrenta como a questão da drogadição, que vem aumentando muito nessa região, a questão do déficit de habitação popular e capacitação para o mercado de trabalho. “Rolim de Moura tem um mercado de trabalho com muitas oportunidades de emprego, porém, falta capacitar as pessoas para inseri-las neste mercado, e com o Plano Futuro, o município poderá investir mais em capacitação profissional”, resume o prefeito.

Visitas

Durante sua visita a Rolim de Moura, a secretária Claudia Moura participou pela manhã, da solenidade de abertura da I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, realizada pelos municípios da Zona da Mata, com o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

No decorrer da tarde a secretária concedeu entrevistas para falar sobre o Plano Futuro e visitou as instalações da Casa de Recuperação Nova Aliança para dependentes químicos, que atende cerca de 70 pessoas entre homens e mulheres e é referência neste tipo de serviço no estado. Ao pastor João Batista, dirigente da entidade, Cláudia explicou que um dos projetos do plano é justamente fortalecer as comunidades terapêuticas que fazem trabalhos voltados ao tratamento da dependência química.

Fonte:Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

Presidente da Assembleia, Alex Redano, solicita oferta de cursos profissionalizantes para Ouro Preto do Oeste

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)