Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 - 12h37
A secretária de Estado e coordenadora do Plano Futuro iniciou a apresentação expondo os dados da extrema pobreza na região da Zona da Mata. O município de Rolim de Moura está entre os de menor índice com relação a extrema pobreza, porém há municípios na região que mostram um alto índice, como Alto alegre dos Parecis onde 19% da população encontra-se nesta situação e Novo Horizonte, com o índice de 15%.
“Os índices apontados são do censo 2010 do IBGE, mas o Estado vai verificar em loco a real situação de cada município, para identificar qual a face que a pobreza tem em cada localidade, por que a pobreza não é só de renda, pode ser uma má qualidade na alimentação ou por falta de acesso a serviços e políticas públicas, enfim são diversos os indicadores”, ressalta Claudia Moura.
A secretária falou ainda que o objetivo dessas visitas aos municípios não é apenas para apresentar o Plano, mas, especialmente, ouvir da população suas demandas e necessidades. “O Plano Futuro contempla uma vasta gama de projetos, precisamos saber quais as prioridades em cada município para promover a inclusão das famílias em situação de extrema pobreza. Essa é uma das principais características do Plano: implantar e desenvolver os projetos adequados para atender efetivamente as demandas de cada localidade”, completa Claudia.
Para o prefeito de Rolim de Moura, José Dias Ferraz, o Plano Futuro vem pra resolver os problemas sociais que o município enfrenta como a questão da drogadição, que vem aumentando muito nessa região, a questão do déficit de habitação popular e capacitação para o mercado de trabalho. “Rolim de Moura tem um mercado de trabalho com muitas oportunidades de emprego, porém, falta capacitar as pessoas para inseri-las neste mercado, e com o Plano Futuro, o município poderá investir mais em capacitação profissional”, resume o prefeito.
Visitas
Durante sua visita a Rolim de Moura, a secretária Claudia Moura participou pela manhã, da solenidade de abertura da I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, realizada pelos municípios da Zona da Mata, com o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
No decorrer da tarde a secretária concedeu entrevistas para falar sobre o Plano Futuro e visitou as instalações da Casa de Recuperação Nova Aliança para dependentes químicos, que atende cerca de 70 pessoas entre homens e mulheres e é referência neste tipo de serviço no estado. Ao pastor João Batista, dirigente da entidade, Cláudia explicou que um dos projetos do plano é justamente fortalecer as comunidades terapêuticas que fazem trabalhos voltados ao tratamento da dependência química.
Fonte:Decom
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo
A política de Rondônia entrou oficialmente em um cenário de reviravolta. Nesta terça-feira, o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Delegad

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Seguindo o seu compromisso pela causa animal, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15495/2026 ao governo de Rondô

Após o lançamento oficial da pré-candidatura do senador Eduardo Girão ao Governo do Ceará em Fortaleza e no Cariri, com a presença de expressivos no
Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)