Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Williames Pimentel está chegando para comandar a Sesau


Williames Pimentel está chegando para comandar a Sesau - Gente de Opinião

APENAS MEDIDAS OPORTUNISTAS NÃO! O

DECISIVO É MUDANÇA RADICAL NAS LEIS

O imortal (na melhor e na pior acepção da palavra), José Sarney, quer novo referendo para tentar convencer a população, agora sob o impacto da chacina de Realengo, a mudar de opinião sobre a lei que autoriza venda de armas. Na consulta que foi feita em outubro de 2005, mais de 63% votaram pela liberação da venda. O Brasil é sempre assim. Em cima de um fato, de uma tragédia, de uma catástrofe, se tenta mudar a lei vigente, como se isso resolvesse todos os problemas de uma só vez. Coisa de amador. Ou de país de terceiro mundo. O que os políticos – Sarney é um deles – fazem questão de não enxergar, é que remendos à legislação, feitos à base da emoção e de eventos isolados, jamais vão resolver qualquer problema na raiz. O que o país exige e a classe política faz de conta que não é com ela, é uma mudança dura, forte, definitiva nas leis de combate ao crime. Só quando se acabar com o discurso idiota de que devem ter outra chance de voltar à sociedade assassinos psicopatas, criminosos em série, chefes do crime organizado, é que se começará, na essência, a fazer, neste país, a mudança verdadeira para uma sociedade menos violenta e mais justa.

Afora isso, teremos que passar décadas ouvindo propostas como as de Sarney, que pretende colocar uma rolha na cratera que estourou na barragem. Se um sujeito que vende uma arma ilegal pegar 10 anos de cana, sem direito a nenhum benefício e tiver que cumprir por seu crime, certamente em pouco tempo o tráfico de armas diminuirá. Enquanto a bandidagem for tratada como gente do bem, enquanto os bandidos forem soltos pouco depois de cometer os piores crimes, enquanto não houver punição verdadeira, não tem solução. E todos nós ficaremos a ouvir bobagens oportunistas, como as que Sarney propõe. Além de sermos vítimas, ainda teremos que dar mostrar um atestado de que também somos idiotas. É lamentável!

PIMENTEL VEM AÍ!

A saúde pública do Estado vai ter uma sacudida. Williames Pimentel está chegando para comandar a Sesau. É um secretário que fez sucesso com seu trabalho na Prefeitura de Porto Velho. O setor vai melhorar, sem dúvida. Pimentel tem experiência, é competente e já atravessou governos de diferentes partidos, mostrando serviço. Agora com sua turma, do PMDB, terá ainda mais apoio para cumprir sua missão. Tem grandes chances de conseguir.

SÓ UNS POUCOS

Ao contrário do que se leu e ouviu na mídia, Confúcio não fará uma “limpa” no governo. Vai mudar pontualmente, aqui e ali, principalmente nos setores que até agora não o ajudaram a governar. Não sai mais nenhum secretário, a menos que peça demissão. No segundo escalão sim, terá mudança. Inclusive no próprio Palácio.

CÓDIGO DO SÉRGIO

O advogado Tadeu Fernandes, em artigo escrito no site Rondoniagora, diz que o texto do novo Código Florestal, embora aprimorado pelo deputado Aldo Rabelo, na verdade foi produzido há anos atrás por um rondoniense, o falecido médico e então deputado federal Sérgio Carvalho. Fernandes apresenta provas do que diz.

MATERNIDADE

Sérgio Carvalho foi mesmo um parlamentar atuante. Entre suas realizações, recorde-se que ele foi quem conseguiu os primeiros recursos para a Maternidade de Porto Velho, que, inclusive, chegou a ser batizada não oficialmente com seu nome, depois de sua morte. É dele também o projeto que deu o nome de Jorge Teixeira ao aeroporto internacional de Porto Velho.

IRREPREENSÍVEL

Valter Araújo está se destacando pelo esforço em envolver a Assembleia em todos os mais importantes temas do Estado. Nesta semana, quando aqui esteve o ministro do Trabalho para tratar da questão de Jirau e Santo Antonio, a atuação do presidente da ALE-RO foi outra vez irrepreensível. Ele está se firmando como nome de proa na política rondoniense.

PARA 2012

Aliás, o nome dele já é comentado em todas as rodas políticas como de ponta na disputa pela Prefeitura da Capital em 2012. Se continuar trabalhando desse jeito, só consolida essa posição. Valter Araújo só não será candidato em 2012 se não quiser. Vários partidos já andam de olho nele, para futuras alianças.

SÓ EM FILME?

Coisa de filme de gângster, que a gente imaginava que só via no cinema. Um motoqueiro atirou várias vezes contra o motorista de uma camionete, que, mesmo ferido, conseguiu derrubar o agressor e escapar, até ser socorrido. A vítima levou oito tiros e está no hospital, assim como o motoqueiro atirador.

SUSTO GERAL

A cena de tiroteio e escapada da vítima aconteceu no final da tarde uma sexta-feira, na movimentada avenida rio Madeira, perto do shopping. E não era filme. Muita gente que assistiu tudo ficou perplexa de como uma cena que só se assiste normalmente em filmes de gangues contra gangues, nos Estados Unidos.

PREVISÃO

Abandono do campo, menos produção de alimentos e aumento considerável nos preços dos produtos que a população consome; abandono do campo e mais violência nas cidades. Essas são as previsões do deputado federal Moreira Mendes, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, caso não seja aprovado o novo Código Florestal Brasileiro. O pior é que ele está cheio de razão.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)