Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Wilde cobra decreto sobre eleição distrital e abre discussão


Ao usar a tribuna para alertar o executivo municipal da necessidade de editar decreto regulamentado emenda à Lei Orgânica, de iniciativa do vereador Marcelo Reis(PV), aprovada recentemente pelo plenário da Casa, restabelecendo eleições diretas para os administradores distritais, o vereador José Wildes(PT) abriu, sem querer, uma grande discussão que envolveu vários vereadores.

Wildes alertou que o decreto tem que sair agora porque as eleições devem ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano, já no mandato do novo prefeito. O vereador Bengala(PT) foi pra tribuna também para alertar que esse assunto está gerando uma grande confusão política nos distritos. “Isso não vai dar certo. Não vai funcionar. Vai é criar intriga e confusão. Todos sabem que as principais lideranças destes distritos apoiaram o Garçom. Ou seja, são da oposição. E aí?”

Ramiro Negreiros(PMDB) também demonstrou sua preocupação. “Acho que o prefeito foi eleito para governar toda Porto Velho. Como é que ele vai nomear e governar com líderes da oposição nestas cidades que são distritos?” indaga e se coloca contra a eleição. Pra ele, o prefeito tem o direito de indicar e governar com quem lhe ajudou a ganhar a eleição.

Sid Orleans(PT) foi outro que usou a tribuna para analisar o quadro. E foi bastante aparteado. Ele lembra e reconhece que também votou a favor da emenda estabelecendo as eleições distritais. Mas reconhece que o tema é preocupante. “Se o prefeito não tem condições de nomear pessoas de sua escolha, como é que vai governar? Imagina se a Zona Leste, com mais de 130 mil habitantes, a Zona Sul com mais de 90 mil e a Norte com mais de 60 mil quisessem administradores regionais, e o prefeito não pudesse nomear ninguém por ter que fazer eleição, onde fica a autonomia do prefeito de escolher a equipe com quem trabalhar? “

O vereador Marcelo Reis fez a defesa do seu projeto tanto da tribuna quanto nos apartes. Lembrou que o processo democrático de escolha dos seus administradores que está chegando aos distritos. “E o povo dizendo, indicando e dando procuração para alguém da sua confiança, representar e seus interesses junto ao governo de Porto Velho. Isso é democracia, e precisa ser respeitado” defende o parlamentar.

E teve o apoio imediato do vereador Cláudio da Padaria(PC do B) que disparou: “ Acabou a mamata gente. Acabou a mamata de vereador indicar administrador de distrito. E de este administrador se comportar como se fosse o dono do lugar, sem respeitar ninguém, nem mesmo os demais vereadores”.

O modelo de eleição já existiu nos governos de José Guedes, Chiquilito e Carlos Camurça. Em função das dificuldades agora novamente apontadas, foi revogado pela Câmara. Mas o momento agora é outro. Entretanto os temores são os mesmos. A discussão virou chuva no molhado. A norma está aprovada e deve ser aplicada. Ou então, revoga-se outra vez.


Fonte: Osmar Silva
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)