Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Via Campesina invade o Ministério da Agricultura para protestar contra o agronegócio



Agência Brasil

Mais de 300 militantes da Via Campesina participam, neste momento, da Jornada das Mulheres Camponesas contra o Agronegócio, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante o protesto, pelo menos metade das manifestantes invadiu o andar térreo do Mapa. Houve tumulto, o vidro da porta de entrada ficou trincado e um segurança se machucou. Elas ainda continuam no prédio.

Munidas de faixas e cartazes, as demais manifestantes estão em frente ao prédio do Ministério da Agricultura. De acordo com a coordenadora nacional da Via Campesina, Itelvina Masioli, o movimento organizou o protesto para denunciar a política agrícola do governo. Segunda ela, o Mapa dá prioridade ao agronegócio em detrimento da agricultura familiar.

A Jornada das Mulheres Camponesas também ocorre em outras quatro unidades da Federação: Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Espírito Santo. “É a hora de mudarmos o modelo agrícola, fazendo a reforma agrária”, diz o manifesto divulgado pela Via Campesina. O movimento também defende um novo modelo econômico, com o fortalecimento do mercado interno e o aumento do salário mínimo.

De acordo com a Via Campesina, apenas em dezembro do ano passado o agronegócio demitiu 134 mil pessoas em todo o país. “O agronegócio foi o segundo setor que mais demitiu com a crise econômica, apesar da alta lucratividade do último período e dos investimentos do governo”, assinala o manifesto divulgado pelo movimento.

O Ministério da Agricultura não se manifestou sobre o protesto da Via Campesina.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)