Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vazio sanitário da soja começa domingo


Produtores de soja devem ficar alertas para o início do vazio sanitário da soja, que começa no próximo dia 15 e segue até 15 de setembro. Durante este período fica proibido o cultivo de soja e na área não deve existir plantas voluntárias, também chamadas de tigueras (plantas que nascem dos grãos que sobram da colheita). A determinação será fiscalizada pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

A medida tem o objetivo de diminuir a incidência precoce das pragas e doenças na safra posterior, como a ferrugem asiática da soja e a Helicoverpa armigera. “Esta é a principal vantagem do vazio sanitário, pois o produtor economiza em produtos para fazer o controle das pragas”, fala o coordenador do Programa de Monitoramento de Pragas da Idaron, Getulio Moreno.

O coordenador explica que até o ano passado não havia a obrigação de eliminar as plantas tigueras. “Outra mudança é que os produtores têm que eliminar as plantas voluntárias que nascem na estrada em frente à propriedade rural”. Empresas que armazenam, processam e transportam soja também são obrigadas a eliminar das plantas em seus pátios.

A Idaron também recomenda que seja antecipada a dessecação (eliminação de todas as plantas) da área para plantio, com o objetivo de eliminar plantas daninhas que possam hospedar alguma praga.

Além de Rondônia e Distrito Federal, outros dez Estados brasileiros adotam o vazio sanitário, como Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Tocantins.

Na safra 2013/2014 foram plantados mais de 182 mil hectares de soja em Rondônia, em cerca de 960 propriedades. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado produziu na última safra mais de 570 mil toneladas do grão.

Segundo a Instrução Normativa 001/2013 da Idaron, o produtor que não cumprir o vazio sanitário poderá sofrer sanções, como multa. “A maioria dos produtores entende a importância do vazio sanitário e o adotam”, fala o coordenador. Além disto, a IN prevê que os produtores devem fazer o cadastro na Idaron de áreas que irão produzir soja, entre 16 de setembro e 30 de dezembro.

“Muitas vezes o melhor controle de alguma praga não se faz só com produtos fitossanitários. Estas ações são bem eficientes”, fala o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.

A Idaron informa que podem ser feitas denúncias anônimas à Agência, identificando o local e o denunciado, através do telefone 0800 643 4337.


Fonte
Texto: Amabile Casarin
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)