Terça-feira, 27 de outubro de 2009 - 07h10
O deputado Eduardo Valverde (PT/RO) participou em Porto Velho da 1ª Mostra de Tecnologias Sociais. O evento pretende popularizar as tecnologias sociais e debater as ações já desenvolvidas no estado de Rondônia. Em todo o País outras atividades foram desenvolvidas, por conta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A Mostra teve o tema “Ciência no Brasil – Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável”, uma experiência bem sucedida que tem sido implementada em parceria com Rede de Tecnologia Social (RTS), pela prefeitura por meio da Semdestur, da Semed e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), além dos parceiros como a Rede de Educação Cidadã (Recid); Coletivo Jovem pela Sustentabilidade de Rondônia; Instituto Índia Amazônia; as Associações de Catadores de Materiais recicláveis Ascavip Sol e Luz e Unidos Pela Vida e o Projeto Casa Brasil. Patrocinam o evento o Sebrae, Fundação Banco do Brasil, Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis Sustentáveis (GPERS/UNIR); Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
O final de semana foi com intensa programação, com mesas-redondas, mostra em stands e painéis, exibição de vídeos e atividades culturais. A troca de experiência foram também apresentadas com a exibição de vídeos.
Para o deputado Eduardo Valverde quando se incentiva desde a juventude atividades ligadas ao conhecimento, as crianças vão tomando gosto pela pesquisa e no futuro muitos cientistas podem ser descobertos. Ele disse ainda, que o estímulo tem que vir acompanhado de ações concretas, por isso o empenho pela implementação de políticas públicas voltadas ao ensino.
Segundo o parlamentar quando se reforça a educação é possível esperar resultados positivos. O mérito, lembrou ele, é do Governo Federal que ao longo desses anos tem investido grandemente na educação básica e na educação tecnológica.
Participaram do evento gestores públicos municipais, representantes de movimentos sociais, beneficiários do Projeto Casa Brasil e jovens atendidos pelo Programa Projovem, bem como pesquisadores e técnicos da Embrapa, da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Instituto Federal de Rondônia (Ifro).
Ciência e Tecnologia_As atividades ligadas à difusão da Ciência e Tecnologia foram realizadas em todo o País.Cerca de 650 instituições se empenharam na sexta edição da Semana Nacional de C&T. Instituições de ensino e pesquisa de todo o país participam das atividades, promovendo dias de portas abertas, tendas da ciência em praças públicas, feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras, ida de cientistas às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas, encartes e livros, exibição de filmes e vídeos científicos, excursões científicas, programas em rádios e TVs, entre outros.
Fonte: Leila Denise
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)