Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valter: Lei da Homofobia contraria a legislação brasileira


A comissão organizada para propor alterações no projeto de lei 122/2006 se reuniu esta semana em Ji-Paraná. No encontro estiveram presentes alguns deputados estaduais, o chefe da casa civil e pastores de diversas denominações evangélicas de todo o estado.
Entre os assuntos discutidos o mais preocupante foi a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O deputado Valter Araújo foi o responsável por chamar a atenção para essa questão, pois até então a comissão não tinha se dado conta que o projeto, em seu próprio texto, já tem abertura para essa possibilidade, embora a Lei não mencione.
Valter Araújo chamou atenção para o texto da Lei 7.716 de 5 de Janeiro de 1989, que em seu artigo 14 diz que: “Art. 14. Impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivência familiar e social.” Pena: reclusão de dois a quatro anos. Isso vale para os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor.
O parlamentar chamou a atenção para a nova redação a lei, que alterada passa a ser crime qualquer tipo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Dessa forma ao incluir no art. 1º da lei a referência indireta a homossexuais, bissexuais e transgêneros, a norma em seu todo passa a assegurar-lhes direitos matrimoniais. O art. 14, em sua redação atual, pretende coibir qualquer impedimento a casamento, convivência familiar ou social a pessoas de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Durante a reunião da comissão formada para discutir alterações no projeto, os integrantes perceberam que ao incluir as expressões “sexo, orientação sexual e identidade de gênero”, pretende-se que a lei assegure iguais direitos às pessoas que se enquadrem em tal conceituação. Mesmo retirando-se do texto as expressões “orientação sexual e identidade de gênero”, a permanecer a expressão “sexo”, estariam todas as pessoas, qualquer que fosse sua orientação sexual, amparadas pela norma.
“Esse projeto está beneficiando os homossexuais, bissexuais e trangêneros. Embora o direito constitucional e civil vigente não permita casamentos entre pessoas do mesmo sexo, isso terminaria acontecendo, gerando assim um conflito de normas, que sendo julgados daria aos homossexuais, bissexuais e trangêneros essa liberdade, a do casamento”, alertou Valter Araújo.
Ao final do encontro ficou foram feitas emendas ao projeto 122/2006, inclusive no artigo 14. O documento foi elaborado e deve ser entregue a senadora Fátima Cleide (PT), relatora da proposição, nesta sexta feira (19/10).
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)