Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valter: Lei da Homofobia contraria a legislação brasileira


A comissão organizada para propor alterações no projeto de lei 122/2006 se reuniu esta semana em Ji-Paraná. No encontro estiveram presentes alguns deputados estaduais, o chefe da casa civil e pastores de diversas denominações evangélicas de todo o estado.
Entre os assuntos discutidos o mais preocupante foi a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O deputado Valter Araújo foi o responsável por chamar a atenção para essa questão, pois até então a comissão não tinha se dado conta que o projeto, em seu próprio texto, já tem abertura para essa possibilidade, embora a Lei não mencione.
Valter Araújo chamou atenção para o texto da Lei 7.716 de 5 de Janeiro de 1989, que em seu artigo 14 diz que: “Art. 14. Impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivência familiar e social.” Pena: reclusão de dois a quatro anos. Isso vale para os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor.
O parlamentar chamou a atenção para a nova redação a lei, que alterada passa a ser crime qualquer tipo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Dessa forma ao incluir no art. 1º da lei a referência indireta a homossexuais, bissexuais e transgêneros, a norma em seu todo passa a assegurar-lhes direitos matrimoniais. O art. 14, em sua redação atual, pretende coibir qualquer impedimento a casamento, convivência familiar ou social a pessoas de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Durante a reunião da comissão formada para discutir alterações no projeto, os integrantes perceberam que ao incluir as expressões “sexo, orientação sexual e identidade de gênero”, pretende-se que a lei assegure iguais direitos às pessoas que se enquadrem em tal conceituação. Mesmo retirando-se do texto as expressões “orientação sexual e identidade de gênero”, a permanecer a expressão “sexo”, estariam todas as pessoas, qualquer que fosse sua orientação sexual, amparadas pela norma.
“Esse projeto está beneficiando os homossexuais, bissexuais e trangêneros. Embora o direito constitucional e civil vigente não permita casamentos entre pessoas do mesmo sexo, isso terminaria acontecendo, gerando assim um conflito de normas, que sendo julgados daria aos homossexuais, bissexuais e trangêneros essa liberdade, a do casamento”, alertou Valter Araújo.
Ao final do encontro ficou foram feitas emendas ao projeto 122/2006, inclusive no artigo 14. O documento foi elaborado e deve ser entregue a senadora Fátima Cleide (PT), relatora da proposição, nesta sexta feira (19/10).
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas em Porto Velho

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)