Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valter: Lei da Homofobia contraria a legislação brasileira


A comissão organizada para propor alterações no projeto de lei 122/2006 se reuniu esta semana em Ji-Paraná. No encontro estiveram presentes alguns deputados estaduais, o chefe da casa civil e pastores de diversas denominações evangélicas de todo o estado.
Entre os assuntos discutidos o mais preocupante foi a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O deputado Valter Araújo foi o responsável por chamar a atenção para essa questão, pois até então a comissão não tinha se dado conta que o projeto, em seu próprio texto, já tem abertura para essa possibilidade, embora a Lei não mencione.
Valter Araújo chamou atenção para o texto da Lei 7.716 de 5 de Janeiro de 1989, que em seu artigo 14 diz que: “Art. 14. Impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivência familiar e social.” Pena: reclusão de dois a quatro anos. Isso vale para os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor.
O parlamentar chamou a atenção para a nova redação a lei, que alterada passa a ser crime qualquer tipo de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Dessa forma ao incluir no art. 1º da lei a referência indireta a homossexuais, bissexuais e transgêneros, a norma em seu todo passa a assegurar-lhes direitos matrimoniais. O art. 14, em sua redação atual, pretende coibir qualquer impedimento a casamento, convivência familiar ou social a pessoas de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Durante a reunião da comissão formada para discutir alterações no projeto, os integrantes perceberam que ao incluir as expressões “sexo, orientação sexual e identidade de gênero”, pretende-se que a lei assegure iguais direitos às pessoas que se enquadrem em tal conceituação. Mesmo retirando-se do texto as expressões “orientação sexual e identidade de gênero”, a permanecer a expressão “sexo”, estariam todas as pessoas, qualquer que fosse sua orientação sexual, amparadas pela norma.
“Esse projeto está beneficiando os homossexuais, bissexuais e trangêneros. Embora o direito constitucional e civil vigente não permita casamentos entre pessoas do mesmo sexo, isso terminaria acontecendo, gerando assim um conflito de normas, que sendo julgados daria aos homossexuais, bissexuais e trangêneros essa liberdade, a do casamento”, alertou Valter Araújo.
Ao final do encontro ficou foram feitas emendas ao projeto 122/2006, inclusive no artigo 14. O documento foi elaborado e deve ser entregue a senadora Fátima Cleide (PT), relatora da proposição, nesta sexta feira (19/10).
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)