Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Usuários do terminal hidroviário aprovam estrutura


O novo terminal hidroviário de Porto Velho mudou radicalmente a realidade dos ribeirinhos que chegam ou saem da capital rondoniense pelo Rio Madeira. A estrutura também beneficia os proprietários de embarcações que transportam cargas e passageiros. Com apenas 100 dias de funcionamento, já é unanimidade a aprovação entre os que usufruem do local, principalmente pela facilidade, agilidade e segurança que proporciona aos usuários.

Para o autônomo Ernildo Silva de Souza, proprietário de um caminhão caçamba e que há cerca de dez anos viaja do Acre para Porto Velho, o desembarque das mercadorias melhorou 100%. “Antes da construção do porto, o tempo para descarregar o caminhão com 12 toneladas de produtos era de quatro a cinco horas, subindo e descendo barranco, correndo perigo de acidente e extraviar parte da carga. Agora, a média é de 40 minutos”, comemora.

Arnaldo Vieira Palheto, dono de uma balsa e que há cinco anos transporta mercadorias de Porto Velho para Manaus (Amazonas), também aprova a construção e instalação do terminal hidroviário “Ficou muito mais fácil e rápido o nosso serviço. Antes, demorávamos até uma semana para carregar a balsa com 500 toneladas de produtos. Hoje, o mesmo serviço é feito no máximo em dois dias”, comentou. Palheto acrescentou que na época do barranco os carregadores sofriam acidentes (quedas) e parte da carga era extraviada, o que gerava sérios prejuízos.

O terminal hidroviário também é sinônimo de facilidades e segurança para José Antônio Sobrinho, proprietário de uma agência de viagens instalada na região do Cai N’água. “O barranco sem qualquer estrutura era o grande problema para os passageiros e transporte de cargas”, afirma. Na avaliação de Antônio, a prefeitura melhorou em 80% a vida dos ribeirinhos que utilizam o porto. “Só não está 100% porque o terminal deveria ser um pouco maior”, observou.

Gerente de um barco que faz viagens semanais para Manicoré (Amazonas), Raimundo Torres é outro usuário do terminal hidroviário que aprova a iniciativa da prefeitura. “Ficou bem melhor para atracar a embarcação. Subir o barranco era muito ruim e desconfortável para os passageiros, que constantemente sofriam quedas”, enfatizou.

Movimento

Conforme o diretor do departamento administrativo do terminal hidroviário, Gabriel Bruxel, passam pelo porto cerca de duas mil toneladas de produtos ao mês. Em outubro, o movimento indicou 100 toneladas a mais. A média mensal de passageiros que embarcam e desembarcam no local é de 3.500 pessoas. Por conta das eleições municipais, outubro registrou um movimento maior, com 3.700 passageiros. “Além da utilidade que o porto tem para a comunidade, comemoramos o fato de não ter ocorrido nenhum acidente ou incidente nesse período”, informou.

Uma equipe formada por 11 pessoas trabalha diariamente no terminal. Quatro são funcionários da empresa que construiu a estrutura naval e fazem o monitoramento diário para verificar se tudo está dentro da normalidade. Os demais atuam na área administrativa, manutenção e no controle de entrada e saída dos passageiros e cargas.

Gabriel Bruxel afirma que o terminal hidroviário é uma das grandes marcas da administração do prefeito Roberto Sobrinho, que proporciona dignidade e acessibilidade aos ribeirinhos, empresários e a todas as pessoas que necessitam utilizar a estrutura. Construído pela prefeitura em parceria com o DNIT, o terminal foi inaugurado no dia 30 de julho último.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)