Porto Velho (RO) quinta-feira, 15 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política

USINAS DO MADEIRA: Prefeitura sugere agenda de audiências


O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, e o superintendente do Ibama em Rondônia, Osvaldo Pitaluga, seguem para Brasília (DF)  terça-feira (10) com a finalidade de agendarem as audiências públicas que vão debater com a sociedade os impactos ambientais, econômicos e sociais por ocasião da construção das Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira.

A sugestão da prefeitura e do Ibama, definidas  segunda-feira (9) é que sejam realizadas duas grandes audiências na primeira quinzena de novembro – uma em Jaci-Paraná, a 90 KM da capital e outra em Porto Velho. Na primeira, vão reunir os moradores de Jaci, Mutum-Paraná e região, que serão afetados diretamente com a construção das hidrelétricas. Em Porto Velho, o debate vai ser com todos os segmentos sociais, como empresários e ONG.

Roberto explicou que o objetivo das audiências é apresentar a toda sociedade os estudos de impactos e exigir medidas compensatórias em todos os sentidos. Ele disse que a prefeitura já tem alguns pontos definidos, como a valorização (contratação) de mão-de-obra local; que os ribeirinhos sejam mantidos em suas localidades e em melhores condições; que o Governo Federal abra linha de crédito diferenciada e possibilite condições do empresariado se preparar para as demandas; verbas para melhoria nos serviços de drenagem, asfalto, água tratada, moradia e para fortalecer o atendimento dos serviços de saúde, até mesmo com a construção de hospitais.

O prefeito adiantou que já existem conversações bastante avançadas com o Governo Federal no sentido de garantir recursos ao município para atender suas necessidades. Roberto também informou que o município tem prazo até o final de dezembro para realizar as audiências públicas.

De acordo com Pitaluga, todos os trâmites previstos para a construção das hidrelétricas do Madeira estão dentro do cronograma estabelecido pelo Governo Federal e que não há um só dia de atraso.


Fonte: ASCOM

Mais Sobre Política

Emendas de Follador garantem R$ 358 mil a Instituto de Identificação

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta quarta-feira (14) em Porto Velho, durante reunião com autoridades do Instituto de Identificação da

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Essa possibilidade não foi descartada pelo governador eleito

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Pela primeira vez o processo foi realizado on-line, garantindo assim total segurança e agilidade, tanto no processo eleitoral.

Mariana Carvalho recebe demandas de Porto Velho

Mariana Carvalho recebe demandas de Porto Velho

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) recebeu em seu gabinete os vereadores de Porto Velho Márcio Miranda e Márcio Pacele, além do deputad