Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Universitários da Áustria elegem RO para estudos que tratam do meio ambiente


Gente de Opinião

Universitários fizeram apontamentos do encontro na Vice-Governadoria.

Dezenove universitários que cursam mestrado na Universidade de Innsbruck, na Áustria, e o professor do Instituto de Geografia da instituição, Martin Goy, foram recebidos na segunda-feira (12) pelo vice-governador Daniel Pereira, oportunidade em que relataram o projeto de pesquisa que desenvolvem para fins de conclusão do curso, em abril de 2017. Eles estão em Rondônia desde o dia 29 de agosto.

A Universidade de Innsbruck tem 347 anos de existência, está situada na cidade de mesmo nome, rodeada de montanhas e que tem apenas 104,9 km²,  possuindo 35 mil alunos. O professor Martin Goy conheceu Rondônia na década de 80, quando fez estudos de doutorado sobre a criação dos Núcleos Urbanos de Apoio Rural (Nuares), na região central do estado de Rondônia.

“Nosso objetivo é aprendizagem. Mostrei aos alunos a região de Ji-Paraná e Ouro Preto, onde estive há 33 anos, tratamos da colonização antiga, e na nossa pesquisa uma questão fundamental é a relação homem e meio ambiente. O objetivo é a aprendizagem, é conhecer no próprio local como as pessoas que nele vivem pensam e produzem, entender melhor as pessoas”, explicou Martin Goy.

O projeto de pesquisa do grupo é sustentado pelo centro de pesquisa que desenvolve estudos da relação homem e meio ambiente, um dos grandes centros existentes na Universidade de Innsbruck, segundo o professor. A cada ano um projeto de pesquisa é selecionado, e o estudo na Amazônia envolverá também o estado do Acre.

O vice-governador Daniel Pereira relatou iniciativas que o governo de Rondônia tem encaminhado, como a política de fortalecer a produção de pescado, e a intenção de tornar Rondônia um grande produtor de mudas de castanha, utilizando inclusive áreas degradadas. “Queremos que a Universidade de Innsbruck seja porta-voz do povo da Amazônia, em especial Rondônia, onde há uma preocupação do governador Confúcio Moura em desenvolver ações sustentáveis do ponto de vista econômico e social, mantendo a floresta em pé”, disse.

Na terça-feira, 13, o grupo parte para Extrema, onde ficará uma semana em contato com as famílias de produtores do Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (Reca). O universitário Philipp Mack disse que irão conhecer como moram e trabalham os produtores da região, entrevistar técnicos da Embrapa e de outras instituições ligadas à produção agrícola e meio ambiente.

O curso de mestrado envolve quatro temas de especialização – estudos de  desenvolvimento (da turma que está em Rondônia), riscos naturais, estudos de desenvolvimento regional e estudos de relevos.

Toda a experiência do projeto de pesquisa em Rondônia será debatida posteriormente em Brasília, em seminário que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro próximos, com participação do Ministério do Meio Ambiente.


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)