Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

UNIR envia Missão ao Povo Tenharim


A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por iniciativa do Departamento de Ciências Sociais, está realizando um trabalho de campo, em que acompanha “in loco” o conflito que envolve o povo indígena Tenharim.

Desde o dia 08 de janeiro os professores da UNIR, Josélia Gomes Neves, Mary Gonçalves Fonseca e Vinicius Valentin Raduan Miguel, além da pós-graduanda Inaê Nogueira Level, estão na área de conflito, localizada no estado do Amazonas, nos municípios de Humaitá e Apuí, objetivando acompanhar de perto a realidade local e, posteriormente, elaborar um relatório da real situação em que se encontra aquele povo, com o acompanhamento do Grupo de Trabalho de Saúde Indígena da UNIR (SESI).

Entre os principais problemas já detectados pela comissão estão a falta de alimentação para o povo Tenharim, que se encontra isolado e a questão de doenças como diarreia, desnutrição, hanseníase entre outras.A comissão informou ainda que o povo indígena encontra-se sobre ameaças de novos ataques, e como forma de proteção colocaram cancelas nas entradas das treze aldeias que existem na região. Mesmo assim, no dia 09 de janeiro de 2014, houve uma tentativa de invasão na Aldeia Taboca, o que fez com que os indígenas redobrassem a preocupação.

Em reunião das lideranças indígenas realizada na quinta-feira (09/01), os professores da UNIR receberam autorização das lideranças do povo Tenharim para permaneceram na área; também decidiram que irão formular denúncias à Organização dos Estados Americanos (OEA) e elaborar uma carta aberta endereçada à Presidente da República, Dilma Rouseff, ao Ministro dos Transportes, Cesar Borges, ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e a Presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Maria Augusta Assirati.

O povo Tenharim aguarda a ida de dirigentes da FUNAI nesse final de semana na área para dialogar sobre os principais acontecimentos.

O retorno da comissão à Porto Velho está programado para este sábado, 11 de janeiro. Após a elaboração do relatório da real situação em que se encontra os Tenharim, a Comissão apresentará o mesmo à sociedade em uma reunião ampliada no auditório da UNIR Centro.

Fonte: UNIR
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)