Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

UNIR envia Missão ao Povo Tenharim


A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por iniciativa do Departamento de Ciências Sociais, está realizando um trabalho de campo, em que acompanha “in loco” o conflito que envolve o povo indígena Tenharim.

Desde o dia 08 de janeiro os professores da UNIR, Josélia Gomes Neves, Mary Gonçalves Fonseca e Vinicius Valentin Raduan Miguel, além da pós-graduanda Inaê Nogueira Level, estão na área de conflito, localizada no estado do Amazonas, nos municípios de Humaitá e Apuí, objetivando acompanhar de perto a realidade local e, posteriormente, elaborar um relatório da real situação em que se encontra aquele povo, com o acompanhamento do Grupo de Trabalho de Saúde Indígena da UNIR (SESI).

Entre os principais problemas já detectados pela comissão estão a falta de alimentação para o povo Tenharim, que se encontra isolado e a questão de doenças como diarreia, desnutrição, hanseníase entre outras.A comissão informou ainda que o povo indígena encontra-se sobre ameaças de novos ataques, e como forma de proteção colocaram cancelas nas entradas das treze aldeias que existem na região. Mesmo assim, no dia 09 de janeiro de 2014, houve uma tentativa de invasão na Aldeia Taboca, o que fez com que os indígenas redobrassem a preocupação.

Em reunião das lideranças indígenas realizada na quinta-feira (09/01), os professores da UNIR receberam autorização das lideranças do povo Tenharim para permaneceram na área; também decidiram que irão formular denúncias à Organização dos Estados Americanos (OEA) e elaborar uma carta aberta endereçada à Presidente da República, Dilma Rouseff, ao Ministro dos Transportes, Cesar Borges, ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e a Presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Maria Augusta Assirati.

O povo Tenharim aguarda a ida de dirigentes da FUNAI nesse final de semana na área para dialogar sobre os principais acontecimentos.

O retorno da comissão à Porto Velho está programado para este sábado, 11 de janeiro. Após a elaboração do relatório da real situação em que se encontra os Tenharim, a Comissão apresentará o mesmo à sociedade em uma reunião ampliada no auditório da UNIR Centro.

Fonte: UNIR
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)