Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 - 19h40
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por iniciativa do Departamento de Ciências Sociais, está realizando um trabalho de campo, em que acompanha “in loco” o conflito que envolve o povo indígena Tenharim.
Desde o dia 08 de janeiro os professores da UNIR, Josélia Gomes Neves, Mary Gonçalves Fonseca e Vinicius Valentin Raduan Miguel, além da pós-graduanda Inaê Nogueira Level, estão na área de conflito, localizada no estado do Amazonas, nos municípios de Humaitá e Apuí, objetivando acompanhar de perto a realidade local e, posteriormente, elaborar um relatório da real situação em que se encontra aquele povo, com o acompanhamento do Grupo de Trabalho de Saúde Indígena da UNIR (SESI).
Entre os principais problemas já detectados pela comissão estão a falta de alimentação para o povo Tenharim, que se encontra isolado e a questão de doenças como diarreia, desnutrição, hanseníase entre outras.A comissão informou ainda que o povo indígena encontra-se sobre ameaças de novos ataques, e como forma de proteção colocaram cancelas nas entradas das treze aldeias que existem na região. Mesmo assim, no dia 09 de janeiro de 2014, houve uma tentativa de invasão na Aldeia Taboca, o que fez com que os indígenas redobrassem a preocupação.
Em reunião das lideranças indígenas realizada na quinta-feira (09/01), os professores da UNIR receberam autorização das lideranças do povo Tenharim para permaneceram na área; também decidiram que irão formular denúncias à Organização dos Estados Americanos (OEA) e elaborar uma carta aberta endereçada à Presidente da República, Dilma Rouseff, ao Ministro dos Transportes, Cesar Borges, ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e a Presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Maria Augusta Assirati.
O povo Tenharim aguarda a ida de dirigentes da FUNAI nesse final de semana na área para dialogar sobre os principais acontecimentos.
O retorno da comissão à Porto Velho está programado para este sábado, 11 de janeiro. Após a elaboração do relatório da real situação em que se encontra os Tenharim, a Comissão apresentará o mesmo à sociedade em uma reunião ampliada no auditório da UNIR Centro.
Fonte: UNIR
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)