Segunda-feira, 20 de outubro de 2014 - 08h10
Duas unidades demonstrativas inauguradas pela prefeitura de Porto Velho no distrito de Rio Pardo esta semana vão fortalecer a produção de café e a bovinocultura leiteira. Além de implantar as unidades, o Município em parceria com a Embrapa Rondônia e Emater ofereceram cursos para capacitar os produtores rurais. Os trabalhos são coordenados pela secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).
Conforme o secretário João Leonel Bertolin (Semagric), a unidade demonstrativa de Café BRF Ouro Branco foi instalada no Sítio Espírito Santo, na Linha 03, pertencente ao agricultor Anuino Furtado. As mudas desenvolvidas pela Embrapa/RO são clones de galhos de outras espécies mais resistentes a doenças e pragas, além possibilitarem maior produtividade.
A prefeitura, através da Semagric, também construiu unidade demonstrativa do Café BRF Ouro Branco no distrito de União Bandeirantes. Outras duas unidades de Café Clonal foram implantadas em Extrema e Nova Califórnia. “A Expectativa é que a produção, atualmente de doze sacas de café por hectares, salte para 70 sacas, podendo chegar a 100”, comemora Bertolin.
Leite
Com relação a unidade demonstrativa para produção de gado leiteiro, Bertolin explica que cada área de pasto equivalente a 2,5 hectares é dividida em 11 partes iguais. Os animais, no máximo até 12 cabeças, fazem rodízio em cada parte durante trinta dias, até retornarem ao ponto de origem e começar todo processo novamente.
Cada pasto é devidamente preparado, recebe adubo e aplicação de calcário. O objetivo é aproveitar as áreas degradadas, pois desta forma evita novos desmatamentos e ainda fortalece a produção de leite, o que também significa melhoria da qualidade de vida aos produtores.
Além de Rio Pardo (Sítio São Lázaro, Linha 15), a prefeitura montou unidades demonstrativas de bovinocultura leiteira em União Bandeirantes, Porto Velho, Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã. A expectativa é que nos próximos três anos a produção salte de quatro litros (atualmente) para até dez litros de leite por animal.
E o projeto Bovinocultura Leiteira não pára por ai. Segundo Leonel Bertolin, a meta é instalar tanques de resfriamento de leite e promover o melhoramento genético do rebanho.
Cursos
Ainda na ocasião, técnicos da Semagric e da Embrapa ministraram cursos de implantação da lavoura cafeeira, poda, tratos culturais, manejo de pastagem e suplementação de animais na época da seca, 250 produtores rurais se qualificaram.
Fonte: Augusto José
Assembleia Legislativa aprova R$ 10 milhões para fortalecer serviços da Fhemeron em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (2), um Projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (2), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado estadual Ismael Crispin (MDB), presidente da Com
A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista) participou da 7ª edição da tradicional Festa do Leite, realizada na Linha 20, distrito de Pa
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia permite recursos para a Seagri
O Projeto de Lei 965/2025, de autoria do Poder Executivo rondoniense, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia, na última sessão extraor