Segunda-feira, 20 de outubro de 2014 - 08h10
Duas unidades demonstrativas inauguradas pela prefeitura de Porto Velho no distrito de Rio Pardo esta semana vão fortalecer a produção de café e a bovinocultura leiteira. Além de implantar as unidades, o Município em parceria com a Embrapa Rondônia e Emater ofereceram cursos para capacitar os produtores rurais. Os trabalhos são coordenados pela secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).
Conforme o secretário João Leonel Bertolin (Semagric), a unidade demonstrativa de Café BRF Ouro Branco foi instalada no Sítio Espírito Santo, na Linha 03, pertencente ao agricultor Anuino Furtado. As mudas desenvolvidas pela Embrapa/RO são clones de galhos de outras espécies mais resistentes a doenças e pragas, além possibilitarem maior produtividade.
A prefeitura, através da Semagric, também construiu unidade demonstrativa do Café BRF Ouro Branco no distrito de União Bandeirantes. Outras duas unidades de Café Clonal foram implantadas em Extrema e Nova Califórnia. “A Expectativa é que a produção, atualmente de doze sacas de café por hectares, salte para 70 sacas, podendo chegar a 100”, comemora Bertolin.
Leite
Com relação a unidade demonstrativa para produção de gado leiteiro, Bertolin explica que cada área de pasto equivalente a 2,5 hectares é dividida em 11 partes iguais. Os animais, no máximo até 12 cabeças, fazem rodízio em cada parte durante trinta dias, até retornarem ao ponto de origem e começar todo processo novamente.
Cada pasto é devidamente preparado, recebe adubo e aplicação de calcário. O objetivo é aproveitar as áreas degradadas, pois desta forma evita novos desmatamentos e ainda fortalece a produção de leite, o que também significa melhoria da qualidade de vida aos produtores.
Além de Rio Pardo (Sítio São Lázaro, Linha 15), a prefeitura montou unidades demonstrativas de bovinocultura leiteira em União Bandeirantes, Porto Velho, Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã. A expectativa é que nos próximos três anos a produção salte de quatro litros (atualmente) para até dez litros de leite por animal.
E o projeto Bovinocultura Leiteira não pára por ai. Segundo Leonel Bertolin, a meta é instalar tanques de resfriamento de leite e promover o melhoramento genético do rebanho.
Cursos
Ainda na ocasião, técnicos da Semagric e da Embrapa ministraram cursos de implantação da lavoura cafeeira, poda, tratos culturais, manejo de pastagem e suplementação de animais na época da seca, 250 produtores rurais se qualificaram.
Fonte: Augusto José
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)