Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

União Bandeirante e Rio Pardo terão unidades de grãos


Duas unidades demonstrativas de produção de café serão instaladas pela prefeitura de Porto Velho na região de União Bandeirantes e Rio Pardo. A iniciativa faz parte do projeto Política Pública para o Desenvolvimento de Grãos desenvolvido pelo município em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) e a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). Nos dois distritos serão instaladas ainda uma unidade demonstrativa de pastagem para produção de leite.

O coordenador do projeto, Hidelbrando Antunes Júnior, da secretaria municipal de Agricultura e abastecimento (Semagric), informou que a idealização do projeto nasceu depois que a secretaria, por meio de uma pesquisa, diagnosticou a necessidade dos produtores rurais que trabalham com grãos, terem acesso à informação e capacitação para trabalhar a produção. “Esse projeto foi criado para dar assistência técnica aos agricultores, com capacitação em novas tecnologias de produção. Atualmente a Semagric está desenvolvendo o projeto de unidades demonstrativas. Depois o projeto avançou para a implantação das unidades demonstrativas que trabalha com o lado prático”, afirmou o coordenador.

A secretaria já selecionou os produtores rurais que terão em suas propriedades as unidades demonstrativas. A previsão é de que até dezembro as unidades já estejam em funcionamento. No caso específico do café, os técnicos da Semagric vão demonstrar ao produtor à maneira correta de fazer o plantio, as técnicas utilizadas, a forma de trabalhar o sistema de poda para melhorar a produção, entre outras abordagens que serão feitas.

O trabalho é desenvolvido com os produtores da agricultura familiar, com propriedade de pequeno porte entre 3 a 4 hectares. Na região de União Bandeirantes, o grande potencial do distrito é a produção de leite, enquanto que em Rio Pardo, predomina o cultivo de café. “Sabemos que esses trabalhadores são carentes de conhecimento técnico e a prefeitura com essa iniciativa, busca suprir essa necessidade com esse projeto na tentativa de alavancar a produção dessas regiões que têm nessas matrizes um grande potencial econômico”, afirmou Hildebrando Júnior.

Na execução do projeto a secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento entra com toda a estrutura necessária, como plantas, mudas, destocamento, limpeza e adubação de área e colocação de calcário. A contrapartida do produtor é o produzir de acordo com as técnicas ensinadas. “O trabalho dele é colocar em prática tudo o que aprendeu. E é uma parceria positiva, pois você passa ao agricultor uma responsabilidade para que ele possa dar valor ao que a prefeitura está fazendo e também ao próprio trabalho dele”, explicou.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)