Quarta-feira, 14 de novembro de 2012 - 11h32
Duas unidades demonstrativas de produção de café serão instaladas pela prefeitura de Porto Velho na região de União Bandeirantes e Rio Pardo. A iniciativa faz parte do projeto Política Pública para o Desenvolvimento de Grãos desenvolvido pelo município em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) e a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). Nos dois distritos serão instaladas ainda uma unidade demonstrativa de pastagem para produção de leite.
O coordenador do projeto, Hidelbrando Antunes Júnior, da secretaria municipal de Agricultura e abastecimento (Semagric), informou que a idealização do projeto nasceu depois que a secretaria, por meio de uma pesquisa, diagnosticou a necessidade dos produtores rurais que trabalham com grãos, terem acesso à informação e capacitação para trabalhar a produção. “Esse projeto foi criado para dar assistência técnica aos agricultores, com capacitação em novas tecnologias de produção. Atualmente a Semagric está desenvolvendo o projeto de unidades demonstrativas. Depois o projeto avançou para a implantação das unidades demonstrativas que trabalha com o lado prático”, afirmou o coordenador.
A secretaria já selecionou os produtores rurais que terão em suas propriedades as unidades demonstrativas. A previsão é de que até dezembro as unidades já estejam em funcionamento. No caso específico do café, os técnicos da Semagric vão demonstrar ao produtor à maneira correta de fazer o plantio, as técnicas utilizadas, a forma de trabalhar o sistema de poda para melhorar a produção, entre outras abordagens que serão feitas.
O trabalho é desenvolvido com os produtores da agricultura familiar, com propriedade de pequeno porte entre 3 a 4 hectares. Na região de União Bandeirantes, o grande potencial do distrito é a produção de leite, enquanto que em Rio Pardo, predomina o cultivo de café. “Sabemos que esses trabalhadores são carentes de conhecimento técnico e a prefeitura com essa iniciativa, busca suprir essa necessidade com esse projeto na tentativa de alavancar a produção dessas regiões que têm nessas matrizes um grande potencial econômico”, afirmou Hildebrando Júnior.
Na execução do projeto a secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento entra com toda a estrutura necessária, como plantas, mudas, destocamento, limpeza e adubação de área e colocação de calcário. A contrapartida do produtor é o produzir de acordo com as técnicas ensinadas. “O trabalho dele é colocar em prática tudo o que aprendeu. E é uma parceria positiva, pois você passa ao agricultor uma responsabilidade para que ele possa dar valor ao que a prefeitura está fazendo e também ao próprio trabalho dele”, explicou.
Fonte: Joel Elias
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg