Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Um dos projetos mais importantes para a saúde da mulher em 2015, foi apresentado pela deputada Mariana Carvalho


 
A tradicional Campanha Outubro Rosa realizada com o objetivo de incentivar à prevenção e tratamento precoce do câncer de mama foi marcada no ano passado por uma iniciativa que fortaleceu essa causa.Um dos projetos mais importantes para a saúde da mulher em 2015, foi apresentado pela deputada Mariana Carvalho - Gente de Opinião

Defensora de várias ações voltadas para a melhoria da saúde pelo fato de ser médica, a deputada Mariana Carvalho (PSDB - RO), ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados no dia 1º de Outubro de 2015 para anunciar o seu Projeto de Lei de nº 3.169/2015, que já estava em tramitação na Casa.

A matéria que estabelece a obrigatoriedade do fornecimento de medicação pelo Sistema Único de Saúde – SUS – para mulheres com câncer de mama metastático, ficou conhecida “Por Mais Tempo”, porque tem como meta o atendimento eficiente e digno à pacientes de câncer de mama metastático.

“Eu quero ter tempo para viver, quero ter tempo para aproveitar a companhia dos amigos, eu quero ter tempo para amar ainda mais o meu marido, filhos, netos, eu quero ter tempo para ver minha afilhada crescer, eu quero ter tempo para passear com meus cachorros, quero ter tempo pra aproveitar para curtir a minha casa, para conhecer lugares que eu ainda não conheço para escrever um, dois, três livros. Então por isso que é tão importante essa campanha”, discurso a tucana.

Segundo Mariana Carvalho, esse foi o apelo de várias mulheres que sofrem com o câncer de mama metastático e não têm condições de custear seus tratamentos. A falta do fornecimento de medicamentos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), neste estágio da doença, leva muitas mulheres à morte precoce, conforme a congressista.

Entre 1990 e 2010, as mortes por essa doença cresceram 17% entre as brasileiras de 30 a 69 anos. Segundo o IBGE, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer na população feminina brasileira e o estágio metastático corresponde a 90% dos óbitos.

“Tendo em vista esse cenário, vamos pedir todos juntos, ao Ministério da Saúde a incorporação de medicamentos mais modernos e adequados, que possibilitem às pacientes com câncer de mama metastático um tratamento personalizado para sua doença, garantindo assim mais tempo e mais qualidade de vida”, defendeu a parlamentar.

Aproximadamente 57 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Acrescenta-se a esse quadro o fato de que o tumor é diagnosticado muitas vezes em estágio avançado, o que acontece com mais de 50% das pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Além disso, estima-se que 30% das pacientes diagnosticadas vão evoluir para o estágio metastático, quando o tumor se espalha pelo corpo”, observou Mariana. Com a gravidade e urgência do problema, alertou ela, é fundamental que as pacientes, uma vez diante de uma doença metastática, recebam os tratamentos mais adequados para seu tipo de tumor.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)