Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Uinidades do MPT no Interior de Rondônia e no Acre têm nova denominação


 

As unidades do Ministério Público do Trabalho vinculadas à Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, no Interior do Estados de Rondônia e no Estado Acre tiveram suas nomeclaturas alteradas e passam a ser denominadas Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná (RO) e Procuradoria do Trabalho no Município de Rio Branco (AC).

A nova denominação foi dada através do Ato n° 057, assinado dia 16 de fevereiro último, pelo Procurador-Geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes, que alterou a nomeclatura das Unidades de lotação e administração do Ministério Público do Trabalho, criadas pela Lei n° 10.771/2003, vinculadas às Procuradorias Regionais do Trabalho em todo o País.


Interiorização do MPT

Em 2003, o Ministério Público do Trabalho deu início ao processo de interiorização nos estados, com o objetivo de ampliar o acesso ao trabalhador, até então restrito às 24 Regionais instaladas nas capitais e à Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília. Em 2008, o MPT concluiu a instalação de 92 unidades em cidades-polo no interior de diversos estados.

Após 5 anos de vivência com a interiorização, o procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, constituiu um grupo de trabalho para elaborar um diagnóstico e apresentar sugestões visando à fixação de critérios uniformes e objetivos para a estrutura administrativa/funcional das novas unidades.

De acordo com o relatório apresentado pela comissão, que visitou quase todas as unidades, há significativa disparidade de estrutura entre uma e outra e as dificuldades apuradas vão desde falta de membros e servidores, passando por falta de qualificação de cedidos, até problemas de infra-estrutura e suporte tecnológico. O relatório apontou ainda que 56 unidades estão instaladas em imóveis alugados, 13 funcionam em imóveis cedidos por outros órgãos e somente 23 possuem sede própria.

Diversas sugestões foram oferecidas pela comissão, dentre as quais destacam-se: fixar quadro mínimo de membros de servidores para cada unidade; adquirir imóveis próprios; fixar padrões mínimos de acesso à internet; promover reuniões periódicas nos Estados para evitar o isolamento dos ofícios; implantar programa de informática que permita a integração online entre membros e servidores dos ofícios e das sedes;  definir atribuições para coordenadores e administradores; evitar o uso de servidores cedidos.

Logo após a entrega do relatório, ocorrida em fevereiro, foi implementada a primeira sugestão: alterar a denominação das unidades do MPT no interior, que agora passam a se chamar “Procuradoria do Trabalho no Município de ...” (seguido do nome do município). Tal medida visa a fortalecer a identidade da instituição perante a sociedade. Cabe agora às Procuradorias Regionais providenciarem a confecção de placas de identificação para as fachadas das unidades, bem como adotar a nova denominação em todas as correspondências.

O procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, elogiou a excelente qualidade do relatório, e destacou que outras medidas já estão sendo implementadas paulatinamente, com o indispensável empenho das Procuradorias Regionais do Trabalho instaladas nas capitais dos Estados.  Membros e servidores do MPT podem conferir a íntegra do relatório “Diagnóstico Organizacional dos Ofícios do MPT”, na intranet da PGT, link avisos.

A comissão que estudou a realidade das Procuradorias do Trabalho no interior dos estados foi integrada pelos procuradores José Pedro dos Reis, Ana Maria Villareal Ferreira Ramos, Orlando Schiavon Júnior, Henrique Lima Correia e Carlos Augusto Sampaio Solar.

Fonte: PRT 14ª Região (com informações da Ascom-PGT e PRT 3ª Região)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)