Terça-feira, 3 de março de 2009 - 18h02
As unidades do Ministério Público do Trabalho vinculadas à Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, no Interior do Estados de Rondônia e no Estado Acre tiveram suas nomeclaturas alteradas e passam a ser denominadas Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná (RO) e Procuradoria do Trabalho no Município de Rio Branco (AC).
A nova denominação foi dada através do Ato n° 057, assinado dia 16 de fevereiro último, pelo Procurador-Geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes, que alterou a nomeclatura das Unidades de lotação e administração do Ministério Público do Trabalho, criadas pela Lei n° 10.771/2003, vinculadas às Procuradorias Regionais do Trabalho em todo o País.
Interiorização do MPT
Em 2003, o Ministério Público do Trabalho deu início ao processo de interiorização nos estados, com o objetivo de ampliar o acesso ao trabalhador, até então restrito às 24 Regionais instaladas nas capitais e à Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília. Em 2008, o MPT concluiu a instalação de 92 unidades em cidades-polo no interior de diversos estados.
Após 5 anos de vivência com a interiorização, o procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, constituiu um grupo de trabalho para elaborar um diagnóstico e apresentar sugestões visando à fixação de critérios uniformes e objetivos para a estrutura administrativa/funcional das novas unidades.
De acordo com o relatório apresentado pela comissão, que visitou quase todas as unidades, há significativa disparidade de estrutura entre uma e outra e as dificuldades apuradas vão desde falta de membros e servidores, passando por falta de qualificação de cedidos, até problemas de infra-estrutura e suporte tecnológico. O relatório apontou ainda que 56 unidades estão instaladas em imóveis alugados, 13 funcionam em imóveis cedidos por outros órgãos e somente 23 possuem sede própria.
Diversas sugestões foram oferecidas pela comissão, dentre as quais destacam-se: fixar quadro mínimo de membros de servidores para cada unidade; adquirir imóveis próprios; fixar padrões mínimos de acesso à internet; promover reuniões periódicas nos Estados para evitar o isolamento dos ofícios; implantar programa de informática que permita a integração online entre membros e servidores dos ofícios e das sedes; definir atribuições para coordenadores e administradores; evitar o uso de servidores cedidos.
Logo após a entrega do relatório, ocorrida em fevereiro, foi implementada a primeira sugestão: alterar a denominação das unidades do MPT no interior, que agora passam a se chamar Procuradoria do Trabalho no Município de ... (seguido do nome do município). Tal medida visa a fortalecer a identidade da instituição perante a sociedade. Cabe agora às Procuradorias Regionais providenciarem a confecção de placas de identificação para as fachadas das unidades, bem como adotar a nova denominação em todas as correspondências.
O procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, elogiou a excelente qualidade do relatório, e destacou que outras medidas já estão sendo implementadas paulatinamente, com o indispensável empenho das Procuradorias Regionais do Trabalho instaladas nas capitais dos Estados. Membros e servidores do MPT podem conferir a íntegra do relatório Diagnóstico Organizacional dos Ofícios do MPT, na intranet da PGT, link avisos.
A comissão que estudou a realidade das Procuradorias do Trabalho no interior dos estados foi integrada pelos procuradores José Pedro dos Reis, Ana Maria Villareal Ferreira Ramos, Orlando Schiavon Júnior, Henrique Lima Correia e Carlos Augusto Sampaio Solar.
Fonte: PRT 14ª Região (com informações da Ascom-PGT e PRT 3ª Região)
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)