Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRF-1 LANÇA SERVIÇO DE JUSTIÇA VIA CORREIOS


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região lançou, em convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Protocolo Postal, que é um serviço de correspondência destinado a atender os usuários da justiça por meio dos Correios. Instituído em outubro de 2007, o novo sistema postal possibilita o envio de petições e recursos que tenham como destinatários os órgãos da Justiça Federal de primeiro e segundo graus da Primeira Região. O serviço foi criado para absorver a demanda dos jurisdicionados, permitir a descentralização dos serviços de protocolo judicial e oferecer comodidade às partes processuais. O objetivo maior é dar celeridade e eficiência à prestação jurisdicional, através dos serviços dos Correios e Telégrafos. As informações relativas às unidades da Justiça Federal da Primeira Região podem ser encontradas no site www.trf1.gov.br.

 

Segundo o TRF-1, a utilização do Protocolo Postal será facultativa e de exclusiva responsabilidade das partes processuais, inclusive em situações que envolvam urgência.

 

É de responsabilidade da parte:

-         encaminhar a documentação referente à respectiva peça processual, contendo todos os elementos essenciais a ela, não sendo aceitas petições incompletas;

-         informar o juízo destinatário, o número do processo (caso não seja petição inicial) e o nome das partes.

 

É vedada a devolução de processos à Justiça Federal de primeiro e segundo graus da Primeira Região.

 

 

Como Funciona o Protocolo Postal

 

O ENVIO

 

As petições e recursos deverão ser encaminhados em envelopes ou caixas do Serviço de Encomenda Expressa dos Correios – SEDEX. Deverá ser remetida apenas uma peça processual por envelope ou caixa SEDEX.

 

O PREENCHIMENTO

 

Na peça processual, no momento da postagem, o usuário deverá solicitar que o atendente dos Correios lance na primeira página da peça processual a ser remetida, a identificação do atendimento que deverá conter o carimbo datador da agência dos Correios, horário em que ocorreu a postagem e nome com matrícula e assinatura do atendente.

 

No envelope SEDEX

Os envelopes ou caixas SEDEX utilizados para o envio das petições e recursos devem, obrigatoriamente, ser endereçados da seguinte forma: no campo “Destinatário”, com o nome da unidade da Justiça Federal, a expressão “Protocolo Postal”, o endereço da unidade da Justiça Federal e o nome e endereço completo do usuário, com o CEP.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Alero começa a exibir reportagens especiais sobre a importância do homem do campo

TV Alero começa a exibir reportagens especiais sobre a importância do homem do campo

Em um esforço para destacar a importância da atuação parlamentar em prol de produtores rurais rondonienses, a TV Assembleia produziu uma série de r

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

O ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, recebeu entre os dias 08 e 09 de junho, mais de 500 atletas que participaram do Campeonato Estadual de J

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

O cenário político em Candeias do Jamari se aquece com a recente novidade da pré-candidatura do empresário Daniel Moraes Pit Bull, filiado ao partid

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (11).

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)