Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRF-1 LANÇA SERVIÇO DE JUSTIÇA VIA CORREIOS


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região lançou, em convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Protocolo Postal, que é um serviço de correspondência destinado a atender os usuários da justiça por meio dos Correios. Instituído em outubro de 2007, o novo sistema postal possibilita o envio de petições e recursos que tenham como destinatários os órgãos da Justiça Federal de primeiro e segundo graus da Primeira Região. O serviço foi criado para absorver a demanda dos jurisdicionados, permitir a descentralização dos serviços de protocolo judicial e oferecer comodidade às partes processuais. O objetivo maior é dar celeridade e eficiência à prestação jurisdicional, através dos serviços dos Correios e Telégrafos. As informações relativas às unidades da Justiça Federal da Primeira Região podem ser encontradas no site www.trf1.gov.br.

 

Segundo o TRF-1, a utilização do Protocolo Postal será facultativa e de exclusiva responsabilidade das partes processuais, inclusive em situações que envolvam urgência.

 

É de responsabilidade da parte:

-         encaminhar a documentação referente à respectiva peça processual, contendo todos os elementos essenciais a ela, não sendo aceitas petições incompletas;

-         informar o juízo destinatário, o número do processo (caso não seja petição inicial) e o nome das partes.

 

É vedada a devolução de processos à Justiça Federal de primeiro e segundo graus da Primeira Região.

 

 

Como Funciona o Protocolo Postal

 

O ENVIO

 

As petições e recursos deverão ser encaminhados em envelopes ou caixas do Serviço de Encomenda Expressa dos Correios – SEDEX. Deverá ser remetida apenas uma peça processual por envelope ou caixa SEDEX.

 

O PREENCHIMENTO

 

Na peça processual, no momento da postagem, o usuário deverá solicitar que o atendente dos Correios lance na primeira página da peça processual a ser remetida, a identificação do atendimento que deverá conter o carimbo datador da agência dos Correios, horário em que ocorreu a postagem e nome com matrícula e assinatura do atendente.

 

No envelope SEDEX

Os envelopes ou caixas SEDEX utilizados para o envio das petições e recursos devem, obrigatoriamente, ser endereçados da seguinte forma: no campo “Destinatário”, com o nome da unidade da Justiça Federal, a expressão “Protocolo Postal”, o endereço da unidade da Justiça Federal e o nome e endereço completo do usuário, com o CEP.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)