Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Treinamento da Semusa visa prevenir doenças da enchente


Mais de 200 pessoas, entre profissionais de saúde e estudantes, receberam treinamento na última sexta-feira, 28 de março, com o tema “Abordagens de Educação em Saúde nas Enchentes”. O treinamento que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia (Fatec-RO), teve o objetivo de fortificar as frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde nas ações de orientações, esclarecimentos das dúvidas e cuidados de saúde que devem ser tomados, para evitar doenças e outros agravos que ocorrem nos períodos de enchente.

No atual estado de calamidade pública em que se encontra o município de Porto Velho, o trabalho em conjunto de diversos setores, sejam eles públicos, privados, organizações filantrópicas ou ONGs, é de grande importância para intensificar e dinamizar os serviços de assistência e acolhimento prestados às populações atingidas pelas alagações.

“Estamos constantemente enfatizando o quanto é importante trabalhar com prevenção, pois essa medida é a melhor maneira de evitar o agravamento da situação que vivenciamos. Desde a criança que brinca na água contaminada até o idoso que insiste em usar água de poço das áreas atingidas, todos precisam estar cientes dos riscos que correm de contrair doenças graves e serem vítimas de acidentes com animais peçonhentos, tanto agora como após o pico da enchente”, enfatizou o Secretário Municipal de Saúde, Domingos Fernandes.

O treinamento começou com Dr. Mauro Tada, do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), falando sobre a transmissão de doenças pela água contaminada. Em seguida, Dr. Luiz Hildebrando, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), esclareceu questões relativas a sintomas, diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas as inundações. Posteriormente, Célia Pordeus, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), orientou aos presentes quanto as formas de abordagem com a comunidade e realizou dinâmicas em grupo para simular como o contato com a população deve acontecer.

Segundo Renata Pimentel, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da Semusa (Niemsus), o trabalho em parceria com universitários, alunos e técnicos de saúde acontecerá nas ruas, casas, áreas próximas às alagações e abrigos. “Temas como o uso correto da água, manipulação de alimentos, prevenção de doenças por contato com água contaminada e precauções no período do término da enchente serão bastante enfatizados para minimizar o aumento de casos dos agravos e fluxo nas unidades de saúde de Porto Velho”, afirmou a coordenadora.

A incidência de diarreia, que está diretamente ligada a falta de cuidados de higiene, foram de 1.509 casos até o dia 28 de março em Porto Velho. Já a leptospirose, transmitida pelo contato com a urina de rato, até a mesma data foram 17 casos confirmados. Os dados são do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semusa (DVEA).

Fonte: Collien Rodrigo

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)