Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE-RO recebe mais de mil denúncias de crime eleitoral em uma semana


 
Agência Brasil,  Porto Velho – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) recebeu, na última semana, mais de mil denúncias de propaganda irregular, compra de votos e uso da máquina administrativa. Até o momento, são mais de 3 mil denúncias de crime eleitoral.

Para receber as denúncias, a Justiça Eleitoral do estado disponibilizou à população o telefone 148, que é gratuito. O denunciante não precisa se identificar.

A diretora geral do TRE-RO, Elizabeth Mesquita, informa que a comissão de segurança do tribunal trabalha em contato direto com as polícias Federal e Militar e com o Ministério Público. Denúncias de crime eleitoral são encaminhadas imediatamente ao Ministério Público e à Polícia Federal para investigação. A Polícia Militar trabalha no apoio e fica responsável pelas abordagens e pelos flagrantes.

De acordo com Elizabeth Mesquita, os processos já estão em andamento, mas ainda não é possível divulgar porque eles não são públicos. Ela conta que foram feitos vários flagrantes e que o Ministério Público prepara as denúncias para apresentar ao tribunal.

Caso os candidatos sejam condenados, mesmo eleitos, perdem o registro da candidatura e são impedidos de serem diplomados.

Beatriz Arcoverde
Enviada Especial do Radiojornalismo

 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)