Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE/RO mantém punição para mesário faltoso


O servidor público Tibério Damaso Mendonça não obteve êxito em seu recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia contra decisão do Juiz da 23ª Zona Eleitoral de Porto Velho, que aplicou a pena de 10 (dez) dias de suspensão do cargo público que ocupa, em razão da ausência injustificada para prestar serviços à Justiça Eleitoral, no 2º turno das Eleições Gerais de 2006. O recurso foi julgado na sessão de hoje.

O recorrente alegou inicialmente cerceamento de defesa, porque a decisão de primeiro grau entendeu desnecessária ouvir testemunhas. No mérito, requereu o arquivamento do processo pela atipicidade da conduta, pois afirma que não faltou ao serviço eleitoral, mas sim foi dispensado em razão de seu atraso. Em não sendo aceita a justificativa requereu a redução da pena aplicada.

O Ministério Público rejeitou a preliminar e opinou pelo improvimento do recurso. O procurador eleitoral Reginaldo Trindade salientou que ficou provado que no dia das eleições o presidente de mesa não compareceu para os trabalhos na seção. "Foram até sua residência e a muito custo o tiraram da cama e recolheram o material eleitoral".

O relator do processo, juiz Valdeci Castellar Citon, disse que o Tribunal Superior Eleitoral entende que não há cerceamento de defesa quando o juiz, motivadamente, indefere pedido de produção de novas provas quando considera suficientes as já existentes no processo. No mérito, o juiz relator firmou entendimento do artigo 124 do Código Eleitoral, que estabelece punição a pessoa convocada e que não comparecer no local, em dia e hora determinados para a realização da eleição.

O recorrente afirmou que "apenas se atrasou - e não faltou" para os trabalhos eleitorais da Seção nº 68, na qual funcionaria como Presidente no pleito do dia 29 de outubro de 2006. O juíza Valdeci Citon afirmou que a infração se refere a dia e hora de convocação para os trabalhos eleitorais. E consta dos autos que a votação teve início somente às 09h14min, e ainda, sem a presença do recorrente. E que não há nos autos qualquer justificativa do recorrente pelo atraso. Por fim, que a ninguém é dado eximir-se da convocação para o Serviço Eleitoral, salvo impedimento legal.

Quanto à condenação imposta consistente na suspensão por 10 dias, o relator afirmou que não fora estipulada em seu grau máximo, não devendo ser reduzida. O atraso do recorrente gerou transtornos para o início da votação, na seção 68 da 23ª Zona Eleitoral, referente ao segundo turno das eleições gerais de 2006. E, assim, manteve a condenação nos termos da decisão recorrida. Os demais membros do TER votaram pela manutenção da condenação ao mesário faltoso.

Fonte: TRE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)