Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE-RO desmente declaração da Comissão Eleitoral da ASTIR



TRE-RO desmente declaração da Comissão Eleitoral da ASTIR acusada de fazer manobras

Na semana que antecedeu as comemorações do Natal mais uma prova veio à tona para comprovar que não houve lisura e transparência por parte da Comissão Eleitoral que coordenou o pleito da Associação Tiradentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia (ASTIR), ocorrido no dia 30 de novembro deste ano.

Desta vez, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) no Ofício n° 323/2009/GP/TRE-RO de 22 de dezembro de 2009, informou que “em momento algum orientou ou sugeriu a impugnação das urnas de lona” e que não houve participação da Justiça Eleitoral na definição do resultado final da eleição. O fato acima foi informado ao associado Cleiton Gomes de Melo, concorrente no pleito pela Chapa 45, onde a mesma obteve a maioria dos votos, mas que foi prejudicada pelo cancelamento dos votos nas urnas de lona.

A afirmação do TRE-RO desmentiu a declaração pública da Comissão Eleitoral do dia 11 de dezembro de 2009 que diz: “...todo e qualquer posicionamento por parte desta Comissão foram embasados juridicamente, bem como através de reunião junto ao TRE-RO, fato em que se deram como vencedoras das eleições da ASTIR, para Diretoria Executiva a Chapa 10 “Por uma ASTIR melhor”, para Conselho Administrativo a Chapa 123 “Valorização e Trabalho” e para Conselho Fiscal a Chapa 1234 “Em prol dos Associados...”.

A Chapa 45, que entrou na Justiça para fazer valer a vontade da maioria dos associados que votaram em seu favor, lamentou mais este episódio que só vem a denegrir ainda mais a imagem e credibilidade da instituição. “Fizemos uma campanha limpa e honesta. Os votos dizem isso. Contudo, infelizmente fomos vítimas de uma manobra suja e abusiva da Comissão Eleitoral que usou de medidas irregulares para garantir a vitória da Chapa 10, composto por membros da atual Junta Governativa”, declarou o PM Cleiton.

Entenda o caso

O imbróglio no processo eleitoral da ASTIR ganhou força com a impugnação de todas as urnas de lona, sob a alegação de que os votos deveriam estar inseridos em envelopes, os quais a Comissão Eleitoral decidiu não utilizar, mesmo após ter recorrido a um modelo junto ao TRE-RO.

Em entrevista no dia da divulgação do resultado final, o presidente da Comissão, Marcélio Reis, entrou em contradição alegando inexperiência por não ter se atentado no Edital sobre o item que obrigava a utilização do envelope nos votos de lona, o que não é verdade, pois a Comissão observou a questão e decidiu, sem explicar os motivos, não utilizar o envelope.

Outra polêmica envolve também uma urna eletrônica que estava em Porto Velho. Um policial militar que estava retido no Centro de Correição da Polícia Militar votou sem apresentar a documentação que comprovava que era associado. A declaração do mesmo está registrada em Cartório e comprova a ilegalidade.

Fonte: Luiz Alexandre

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)