Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE autoriza plebiscito para emancipação de Extrema


O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia autorizou nesta terça-feira (18) a realização de plebiscito para emancipação do distrito de Extrema, município de Porto Velho. O projeto de decreto legislativo que determina a realização de consulta plebiscitária para a criação do município de Extrema de Rondônia é de autoria dos deputados Alex Testoni (PTN) e Valter Araújo (PTB). De acordo com o deputado Alex Testoni essa é uma vitória de Rondônia que contou com o apoio de todos os parlamentares.

Segundo o projeto, em consonância com o artigo 46 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual, fica determinada a realização de plesbiscito para os eleitores domiciliados no distrito de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã, a fim de se manifestarem sobre a criação do município de Extrema de Rondônia, a ser desmembrado do município de Porto Velho, ratificando os termos do Decreto Legislativo n° 86, de 17 de março de 1996.

Os deputados Alex Testoni e Valter Araújo, já haviam se manifestado que Extrema preenche e supera as exigências estabelecidas na Lei Complementar n° 31, de 10 de janeiro de 1990, que “estabelece requisitos para criação, desmembramento, fusão, incorporação e extinção dos municípios”, entre eles o  número de habitantes, de eleitores e de casa no centro urbano.

Fonte: Decom - Liliane Oliveira

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)