Quinta-feira, 4 de outubro de 2012 - 14h18
A direção do Sintero aguarda para os próximos dias a confirmação de uma audiência na Casa Civil da Presidência da República para que seja feita uma avaliação da minuta do Projeto de Lei que prevê o enquadramento dos servidores beneficiados pela transposição com salário federal.
O envio do Projeto de Lei ao Congresso Nacional faz parte da segunda etapa da transposição dos servidores contratados pelo Estado até 15 de março de 1987, como haviam anunciado os sindicatos após reunião no Ministério do Planejamento no dia 06 de setembro de 2012. A primeira etapa foi a publicação da Portaria estabelecendo a transferência dos servidores para a folha da União já no início de 2013.
Na reunião, que contou com a presença do governador Confúcio Moura, da bancada federal e dos sindicalistas, ficou acertado que os servidores contratados até 1987 serão transpostos para o quadro federal e receberão salários equivalentes aos valores pagos aos servidores federais do ex-território.
Também ficou acertado que a minuta do Projeto de Lei do enquadramento seria submetida a uma análise dos sindicalistas antes de ser encaminhada ao Congresso Nacional.
Com a aprovação do Projeto de Lei e o enquadramento dos servidores, o governo federal cumpre o que foi acordado na reunião com os sindicatos, mas não encerra as discussões sobre a transposição.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que a luta pela transposição está apenas no início, e que os sindicatos não vão abrir mão da transposição de todos os servidores contratados até 1991 e com salário federal a partir da data da aprovação da Emenda Constitucional nº 60.
“Tudo isso está previsto na Constituição Federal e na legislação complementar. É um direito do povo de Rondônia e vamos exigir que esse direito seja respeitado, mesmo que tenhamos que buscar esse direito na Justiça”, disse Manoel Rodrigues.
Nesta semana o presidente do Sintero cumpre uma extensa agenda de assembleias no interior do Estado tendo como pauta a transposição. A agenda será concluída nesta sexta-feira em Presidente Médici.
Nas assembleias, realizadas em conjunto com o Sinsepol e o Sindsaúde, são repassadas aos servidores todas as informações sobre a transposição e submetida à votação a contratação de escritório de advocacia para dar início às ações judiciais.
Fonte: Sintero
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)