Quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 - 18h55
Reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 05/12, os presidentes de 12 sindicatos de servidores públicos estaduais de Rondônia definiram a realização de protestos em Porto Velho e em Ji-Paraná na próxima terça-feira, dia 10, durante a visita da Presidente Dilma Rousseff às duas cidades rondonienses.
Os sindicalistas pretendem reunir milhares de servidores públicos nas duas manifestações para cobrar da Presidente e da bancada federal de Rondônia a efetivação da transposição.
Segundo os dirigentes sindicais, mais de nove mil servidores contratados antes de 15 de março de 1987 deveriam ser transferidos para a folha da União até o início de 2014, enquanto outros 10 mil, contratados até 31 de dezembro de 1991 devem aguardar decisão judicial.
Apesar de todo o trabalho de triagem e verificação da situação dos servidores, realizado em Rondônia pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério do Planejamento desde abril deste ano, apenas uma lista com 33 nomes foi divulgada pelo governo federal.
Para os sindicalistas, os dois ministérios estão enrolando, aproveitando-se da falta de uma atuação enérgica da bancada federal, para protelar a transposição dos servidores.
Pelo conhecimento que possuem da situação dos servidores, já que a maioria é filiada a algum sindicato, os sindicalistas afirmam existir pelo menos 2.000 processos prontos para terem a transposição concluída.
“Existem mais de 2.000 servidores contratados antes de 1987 que nunca quebraram o vínculo, nunca mudaram de função, nunca foram transferidos, e que não possuem nenhum entrave para serem transferidos para a folha da União”, disse Manoel Rodrigues da Silva, presidente do Sintero.
O argumento do líder sindical suplanta as alegações do Ministério do Planejamento de que faltam documentos ou outras provas que confirmem a situação dos servidores.
A mais recente desculpa do Ministério do Planejamento para a demora é de que não há funcionários suficientes para fazer a análise dos processos, o que também não se justifica, já que em poucos dias a SAMF conseguiu montar uma equipe eficiente em Porto Velho para organizar os processos e receber o termo de opção dos servidores.
Segundo Manoel Rodrigues, com a finalidade de tentar chamar a atenção da Presidente Dilma para o problema, os sindicatos de todas as categorias decidiram convocar os seus filiados para as manifestações de terça-feira.
Em Porto Velho a concentração será no aeroporto Jorge Teixeira a partir das 8 horas da manhã, enquanto em Ji-Paraná os servidores estão sendo convocados para uma manifestação no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, no mesmo horário.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)