Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRANSPOSIÇÃO: Sindicatos definem protestos durante a visita da Presidente Dilma


Reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 05/12, os presidentes de 12 sindicatos de servidores públicos estaduais de Rondônia definiram a realização de protestos em Porto Velho e em Ji-Paraná na próxima terça-feira, dia 10, durante a visita da Presidente Dilma Rousseff às duas cidades rondonienses.

Os sindicalistas pretendem reunir milhares de servidores públicos nas duas manifestações para cobrar da Presidente e da bancada federal de Rondônia a efetivação da transposição.

Segundo os dirigentes sindicais, mais de nove mil servidores contratados antes de 15 de março de 1987 deveriam ser transferidos para a folha da União até o início de 2014, enquanto outros 10 mil, contratados até 31 de dezembro de 1991 devem aguardar decisão judicial.

Apesar de todo o trabalho de triagem e verificação da situação dos servidores, realizado em Rondônia pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério do Planejamento desde abril deste ano, apenas uma lista com 33 nomes foi divulgada pelo governo federal.

Para os sindicalistas, os dois ministérios estão enrolando, aproveitando-se da falta de uma atuação enérgica da bancada federal, para protelar a transposição dos servidores.

Pelo conhecimento que possuem da situação dos servidores, já que a maioria é filiada a algum sindicato, os sindicalistas afirmam existir pelo menos 2.000 processos prontos para terem a transposição concluída.

“Existem mais de 2.000 servidores contratados antes de 1987 que nunca quebraram o vínculo, nunca mudaram de função, nunca foram transferidos, e que não possuem nenhum entrave para serem transferidos para a folha da União”, disse Manoel Rodrigues da Silva, presidente do Sintero.

O argumento do líder sindical suplanta as alegações do Ministério do Planejamento de que faltam documentos ou outras provas que confirmem a situação dos servidores.

A mais recente desculpa do Ministério do Planejamento para a demora é de que não há funcionários suficientes para fazer a análise dos processos, o que também não se justifica, já que em poucos dias a SAMF conseguiu montar uma equipe eficiente em Porto Velho para organizar os processos e receber o termo de opção dos servidores.

Segundo Manoel Rodrigues, com a finalidade de tentar chamar a atenção da Presidente Dilma para o problema, os sindicatos de todas as categorias decidiram convocar os seus filiados para as manifestações de terça-feira.

Em Porto Velho a concentração será no aeroporto Jorge Teixeira a partir das 8 horas da manhã, enquanto em Ji-Paraná os servidores estão sendo convocados para uma manifestação no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, no mesmo horário.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes destina 42 milhões para ampliação histórica da Arena Aluízio Ferreira

Deputada Cristiane Lopes destina 42 milhões para ampliação histórica da Arena Aluízio Ferreira

Em uma iniciativa conjunta entre o Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha e a Deputada Federal Cristiane Lopes, foi anunciada a rees

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Com intuito de diminuir as filas de espera da região e contribuir para que a população tenha acesso à saúde, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemo

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

No último sábado (4), a ação social "Coração em Ação", idealizada e coordenada pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), reuniu mais de 3 m

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)