Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRANSPOSIÇÃO: Servidores são orientados sobre notificações


 
A Comissão Estadual de Suporte à Transposição confirmou que a lista com os nomes dos servidores que tiverem os processos deferidos e não deferidos será liberada com maior regularidade a partir da próxima semana pelos técnicos do Ministério da Previdência encarregados de analisar requerimentos de opção e da documentação.

Nesta fase, quando é dada celeridade ao processo, torna necessário um maior acompanhamento e novas orientações a respeito das notificações que estão sendo emitidas de Brasília pela Comissão Especial dos Ex-Territórios (CEEXT). Na quarta-feira (08.07), servidores da Secretaria de Estado de Justiça se reuniram e Porto velho, na sede do Singeperon (Sindicato da categoria), com a participação do procurador Geral do Estado Luciano Alves de Souza Neto, que é um dos coordenadores da Comissão de Rondônia.

O procurador identificou um dos fatores que mais tem gerado dúvidas e que está relacionado à notificação feita aos servidores através de AR (Aviso de Recebimento via Correios). Ele informou que foi solicitado junto ao Ministério do Planejamento que os processos fossem enviados diretamente à Comissão de Rondônia, tendo em vista a simplificação e o ganho de tempo, “pois com os documentos em mãos a nossa equipe técnica chamaria os relacionados de um a um para as devidas orientações”, mas, segundo ele, não foi possível por se tratar de regimento da Comissão Ministerial.

Portanto, os servidores devem aguardar a notificação de Brasília. “O processos deferidos ou indeferidos serão notificados através de AR”, frisou o procurador ainda explicando que no caso do indeferimento, será informado o motivo; e no caso de deferimento, será informado em qual nível o servidor será enquadrado. E disse ainda que, deferido ou indeferido, o servidor deve procurar o sindicato que o representa, que tem a tabela com as referências salariais e poderá dar as orientações necessárias.

O agente penitenciário Enesto Amorim Rodrigues ingressou no serviço público estadual em 21 de dezembro de 1984. Ele é um dos que aguardam a notificação, e demostrou estar ciente de como proceder. “Meu nome saiu na última ata, no mês de junho. Assim que chegar pra mim a notificação vou logo procurar o Singeperon para me orientar, pois a gente já esperou tanto, e agora que o processo está andando bem temos que fazer tudo conforme as orientações”, disse o servidor.


OPÇÕES

O representante da Procuradoria Geral do Estado destacou que o servidor que tiver seu processo deferido tem a opção de não aceitar ser transposto. Mas neste caso deve fazer uma declaração a ser encaminhada para Comissão Especial dos Ex-Territórios (CEEXT). Outra situação é aceitar a transposição mas não aceitar o enquadramento, não concordando, por exemplo, com o salário referente ao nível que ele foi enquadrado.

Os casos acima requerem uma manifestação no prazo máximo de dez dias. “Deve-se atentar para o prazo. O servidor que teve seu processo deferido, mas, por alguma razão, não aceita a transposição, se não se manifestar nesse período de dez dias será naturalmente enquadrado. Portanto, nos procure. Estamos à disposição para orientar”, reforçou o presidente do Singeperon, Anderson Pereira, que também compõe a Comissão Estadual de Suporte à Transposição.

Em relação aos servidores que foram contratos depois de 87, Luciano Alves confirmou que “a União não está transpondo administrativamente, só judicialmente”, disse ele citando um caso: “o primeiro sindicato de Rondônia a obter uma decisão judicial favorável foi o Singeperon. Então, aquelas pessoas que tiveram interferimento por fazer parte dos que ingressaram depois de 15 de março de 1987, já existe uma decisão judicial”. Após esta fala, o procurador parabenizou Anderson Pereira pela conquista e iniciativa da reunião com a categoria.

Fonte: Lucas Tatuí

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)