Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRANSPOSIÇÃO: Reunião 4ª feira na ulbra com técnica da União



Com um auditório lotado, a sede do Sindicato dos Servidores Federais (Sindsef) de Ariquemes recebeu na tarde da sexta-feira (04-12) a reunião que inicia uma séria que vai levar informações sobre a transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia aos quadros da União. Em razão de muitas dúvidas que ainda são freqüentes entre os servidores, sindicalistas, com apoio de Expedito Júnior (PSDB) trouxe ao Estado a advogada Vera Lúcia Rodrigues, responsável pela transposição dos servidores do Amapá e Roraima. 

Juntamente com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Rondônia (Sinsepol), Cícero Evangelista; do presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário (Sinjur), Israel Borges; da professora Aparecida, do presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia, Antônio Belarmino Neto, foram repassadas informações sobre o processo. 

A advogada Vera Lúcia Rodrigues disse que a aprovação, sobretudo, depende da vontade dos parlamentares. Citando o empenho de Expedito Júnior e do deputado federal Mauro Nazif para que a PEC da Transposição fosse aprovada, a advogada falou de seu trabalho no Senado e na Câmara Federal, onde trabalha há dez anos com territórios federais. Ela afirmou que os servidores já conquistaram o direito á transposição, que depende agora de regulamentação. 

Vera Lucia disse que os territórios tem quatro grandes grupos: Polícia Militar, Polícia Civil, e Plano do Executivo (técnicos e administrativos). A advogada falou ainda que em Rondônia o trabalho dos sindicatos é reconhecida. Ela acredita que todas as categorias serão atendidas na transposição. 

Para os professores, por meio de emenda do deputado mauro Nazif, Vera Lúcia explicou que a intenção é manter todos os profissionais no mesmo plano de carreira das universidades federais, para que não sejam prejudicados. A advogada falou que para os professores essa é a melhor alternativa, mas há resistência do Ministério da Educação e do Planejamento. Por isso ela diz que é preciso o trabalho dos sindicatos e da mobilização. 

A advogada informou que o governo federal já realiza reuniões para que a regulamentação seja feita e que existe uma grande pressão em Brasília para isso. Os enquadramentos de cargos extintos (datilógrafos por exemplo) será feito por correlação. Isso implica em salários e atividades. A remuneração recebida pelo Estado terá um nivelamento. Não pode haver rebaixamento salarial, como prevê a constituição federal. Mesmo que os salários, na transposição sejam menores, a diferença entra como vantagem pessoal, informou a advogada. Mesmo assim a decisão pela transposição é facultativa aos servidores. 

Vera Lúcia Rodrigues disse aos servidores que estão prestes a se aposentar que esperem mais um tempo para que concluam a aposentadoria, justamente por terem a possibilidade de um salário melhor. 

Os questionamentos foram esclarecidos com base na experiência de Roraima e Amapá, pela advogada Vera Lúcia e Por Expedito Júnior. A advogada falou que os servidores que se sentirem prejudicados, por não terem sido atendidos pela transposição, deverão procurar a Justiça, já que o assunto vai sair do meio administrativo. 

Expedito Júnior disse que não precisa haver desanimo, em razão dos servidores de 1991 e das categorias que se sentirem prejudicados. Ele disse que todo empenho da parte política demonstrado até agora será mantido. 

No final de novembro Expedito Júnior e os sindicalistas de Rondônia percorreram o Estado, em uma verdadeira Caminhada da Transposição, que levou informações sobre todo o processo a servidores. A receptividade foi grande o suficiente para que os sindicatos decidissem repassar informações mais aprofundadas sobre a Transposição aos quadros da União e por isso decidiu-se por trazer a Rondônia a advogada Vera Lúcia Rodrigues, especialista no assunto.
Além de Ariquemes outras cidades rondonienses receberão a advogada, acompanhada dos sindicalistas e de Expedito Júnior para as reuniões. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE REUNIÕES/ LOCAIS E HORÁRIOS

PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE REUNIÕES SOBRE A TRANSPOSIÇÃO COM A PRESENÇA DA ADVOGADA VERA LÚCIA RODRIGUES, QUE EXECUTORA DO PROCESSO DA TRANSPOSIÇÃO DO AMAPÁ E RORAIMA. TAMBÉM PRESENTES ÀS REUNIÕES, OS PREDENTES DOS SINDICATOS E DE EXPEDITO JÚNIOR.


ARIQUEMES - SEXTA-FEIRA (04-12) 15 HORAS NO AUDITÓRIO DO SINDISEF 

GUAJARÁ-MIRIM - SÁBADO (05-12) 9 HORAS NA CÂMARA DE VEREADORES 

JI-PARANÁ - SEGUNDA-FEIRA (07-12) 9 HORAS NA ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS 

CACOAL - TAMBÉM NA SEGUNDA-FEIRA (07-12) 15 HORAS NA ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS 

ROLIM DE MOURA - TERÇA-FEIRA (08-12) 10 HORAS NA ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS 

VILHENA - TAMBÉM NA TERÇA-FEIRA (08-12) 15 HORAS NA CÂMARA DE VEREADORES 

PORTO VELHO - QUARTA-FEIRA (09-12) 15 HORAS NO AUDITÓRIO DA ULBRA

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã e destaca protagonismo dos distritos de Rondônia

Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã e destaca protagonismo dos distritos de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)