Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transposição: Recursos para correção salarial aprovado em primeira votação


 
O deputado estadual reeleito Jesualdo Pires (PSB) conseguiu, em sessão plenária na Assembleia Legislativa, a aprovação em primeiro turno de seu Projeto de Lei que obriga o Governo de Rondônia a alocar os recursos oriundos da economia da transposição de servidores estaduais para o quadro da União, visando corrigir defasagem salarial dos servidores pertencentes ao quadro funcional do Estado de Rondônia.

Além da aprovação da matéria em primeira votação, a Casa de Leis deu outra mostra de que está ao lado dos servidores estaduais, aprovando uma emenda modificativa conjunta dos deputados que alterou a proposta original que previa 50% dos recursos, e passou a obrigação de investimento para 100% dos recursos economizados para serem aplicados na melhoria salarial e em novas contratações.

O deputado autor do Projeto de Lei, Jesualdo Pires, comemorou a emenda ressaltando a cumplicidade dos demais legisladores visando valorizar e dar maior dignidade aos servidor publico estadual que em muitos casos a defasagem salarial ultrapassa os 20%.

"Criou-se uma grande expectativa quanto ao enxugamento da folha salarial do Estado assim que for concretizada a transposição de mais de 15 mil servidores para o quadro do Governo Federal. Então, para evitar uma aplicação que não seja benéfica ao funcionalismo estadual entendemos que o melhor é assegurar em Lei esses recursos para serem aplicados na correção dos salários e em novas contratações", comentou o parlamentar.

Jesualdo Pires lembrou que seu Projeto de Lei está tramitando na Assembleia Legislativa desde o mês de agosto e que, agora está mais tranqüilo quanto a aprovação final da matéria, uma vez que os demais deputados aderiram à idéia central do Projeto.

“Temos pressa em apreciar e transformar em Lei o quanto antes, tendo em vista que já existe comissão intersindical tratando sobre a transposição dos servidores com o Ministério do Planejamento. Por isso o entendimento da Casa é que o melhor a ser feito é assegurarmos a destinação dos recursos para atender os que permanecerão no quadro da administração estadual. É uma questão de justiça e motivação funcional, pois a minha proposta visa atender a todos os órgãos da administração estadual, direta ou indireta", reiterou.

O Projeto de Lei de Jesualdo prevê a regulamentação da matéria no prazo máximo de 60 dias a contar da aprovação e publicação da lei.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)