Terça-feira, 9 de novembro de 2010 - 09h08
O deputado estadual reeleito Jesualdo Pires (PSB) conseguiu, em sessão plenária na Assembleia Legislativa, a aprovação em primeiro turno de seu Projeto de Lei que obriga o Governo de Rondônia a alocar os recursos oriundos da economia da transposição de servidores estaduais para o quadro da União, visando corrigir defasagem salarial dos servidores pertencentes ao quadro funcional do Estado de Rondônia.
Além da aprovação da matéria em primeira votação, a Casa de Leis deu outra mostra de que está ao lado dos servidores estaduais, aprovando uma emenda modificativa conjunta dos deputados que alterou a proposta original que previa 50% dos recursos, e passou a obrigação de investimento para 100% dos recursos economizados para serem aplicados na melhoria salarial e em novas contratações.
O deputado autor do Projeto de Lei, Jesualdo Pires, comemorou a emenda ressaltando a cumplicidade dos demais legisladores visando valorizar e dar maior dignidade aos servidor publico estadual que em muitos casos a defasagem salarial ultrapassa os 20%.
"Criou-se uma grande expectativa quanto ao enxugamento da folha salarial do Estado assim que for concretizada a transposição de mais de 15 mil servidores para o quadro do Governo Federal. Então, para evitar uma aplicação que não seja benéfica ao funcionalismo estadual entendemos que o melhor é assegurar em Lei esses recursos para serem aplicados na correção dos salários e em novas contratações", comentou o parlamentar.
Jesualdo Pires lembrou que seu Projeto de Lei está tramitando na Assembleia Legislativa desde o mês de agosto e que, agora está mais tranqüilo quanto a aprovação final da matéria, uma vez que os demais deputados aderiram à idéia central do Projeto.
“Temos pressa em apreciar e transformar em Lei o quanto antes, tendo em vista que já existe comissão intersindical tratando sobre a transposição dos servidores com o Ministério do Planejamento. Por isso o entendimento da Casa é que o melhor a ser feito é assegurarmos a destinação dos recursos para atender os que permanecerão no quadro da administração estadual. É uma questão de justiça e motivação funcional, pois a minha proposta visa atender a todos os órgãos da administração estadual, direta ou indireta", reiterou.
O Projeto de Lei de Jesualdo prevê a regulamentação da matéria no prazo máximo de 60 dias a contar da aprovação e publicação da lei.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa de Rondônia lança edital de concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (29), o edital do 2º concurso público da Casa de Leis. A

Vereador Fogaça elogia nomeação de Arildo Lopes e destaca acerto do prefeito em fortalecer diálogo
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) elogiou a decisão do prefeito Léo Moraes (Podemos) de nomear Arildo Lopes como o novo Secretário de Governança da p

Procuradoria Especial da Mulher da Alero promove ação social focada no Outubro Rosa
A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), órgão da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), uniu forças com o Projeto Feira da Mulher Em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da abertura oficial dos Jogos Internos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), realiza
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)