Quinta-feira, 5 de junho de 2014 - 11h39
A apatia do governo estadual e da bancada federal com relação à morosidade com que o governo federal está tratando o processo de transposição dos servidores do ex-território federal de Rondônia para os quadros da União está causando grande revolta. Na tarde desta quarta-feira (4) os sindicalistas Valdemir Caçador (auditores fiscais), Gilson Timóteo (agentes penitenciários) Pedro Freitas e Golbery Paixão (Saúde), recorreram ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, em busca de ajuda.
Segundo reclamação feita ao parlamentar, o governo federal devolveu um calhamaço de processos de 1.238 servidores, alegando documentação incompleta, falta de informações e até mesmo erros grosseiros como preenchimento de formulários a lápis. Muitos destes processos, segundo os sindicalistas, estão sendo montados desde o mês de outubro, sendo que cinco meses após iniciados, foram devolvidos.
Para corrigir essas situações, foi criada uma comissão de dez servidores federais, porém o governo estadual não ofereceu estrutura necessária para a comissão realizar o trabalho, assim como se nega a pagar alguma compensação salarial, o que fez com que a comissão se negasse a trabalhar.
Com todos esses os problemas, dos cerca de 6.800 servidores do ex-território federal contratados até outubro de 1987, cujos perfis se enquadrariam nas exigências para a transposição, até agora apenas 32 foram inseridos na folha de pagamento da União. Outros 48 devem ser integrados aos quadros do governo federal no próximo mês.
SEM FINANCIERO
De acordo com Caçador, o ministro do Planejamento, Sérgio Mendonça teria dito que para efetivar a transposição de todos os servidores, o governo federal tem o orçamentário, mas não o financeiro. O governo estaria tentando um acordo pelo qual, após a revisão dos processos que retornaram, os servidores sejam incluídos nos quadros da União em grupos de cem pessoas por mês.
MOBILIZAÇÃO
Na manhã desta quinta-feira (5) os sindicalistas vão se reunir com a superintendente estadual da Administração, Carla Ito, para pedir pressa na instalação física da comissão que revisará os processos devolvidos. Também ficou acertado na reunião com o deputado Hermínio Coelho que na próxima terça-feira, quando for votado o projeto que agiliza o processo de aposentadoria dos servidores, será discutida uma grande mobilização para cobrar dos governos estadual e federal e da bancada federal, maior comprometimento com a causa.
Fonte: Ascom
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland