Domingo, 20 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transposição dos ex-funcionários do Beron: a alteração constitucional que não ousa dizer o nome


Transposição dos ex-funcionários do Beron: a alteração constitucional que não ousa dizer o nome - Gente de Opinião

Aproxima-se 2022, Bolsonaro e os congressistas querem ser reeleitos e isso indubitavelmente compõe um cenário favorável a que a transposição  seja alargada e acelerada nos próximos meses. A aceleração é fácil, depende apenas de boa vontade e um mínimo de atenção da Controladoria Geral da União quanto à observância do que estabelece a lei que regula o processo administrativo na esfera federal. Já quanto ao alargamento há algo fundamental a ser resolvido: a aprovação e promulgação da Proposta de Emenda Constitucional Nº 7 de 2018.

Entretanto, a bancada federal de Rondônia, ao se reunir nessa quinta-feira, 1º de julho, com o presidente da República, tratou de questões da transposição, mas, pelo menos na matéria jornalística que fizeram circular após essa confabulação, se referiram apenas a “alteração constitucional para prever o direito de transposição ao Quadro em Extinção da União dos empregados das empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações, oriundos do Ex-Território Federal de Rondônia (Ceron, Beron, Emater, Caerd, Teleron, Eneron dentre outras)”.

Teriam sido mais felizes se tivessem feito referência explicitamente à PEC Nº 7/2018, mas preferiram falar apenas de “alteração constitucional”, sem nominar a matéria. Ainda mais obscuro foi reunirem num único cesto instituições criadas antes da criação do Estado de Rondônia, como Ceron, Caerd, Emater, Teleron, com o Beron, criado já pelo Estado. Pois hoje é aí que se encontra o nó górdio que amarra as pretensões dos ex-empregados do extinto Banco do Estado de Rondônia.

Já esmiucei essa questão em artigo anterior. Não é minha intenção avivar dores d’alma de ninguém nem provocar os costumeiros chiliques e reações ofensivas que já sei que ocorrem toda vez que explico a situação a quem quer saber de tudo sobre a esperança de transposição, mas tem alergia à verdade sobre a viabilidade legal dela. Mas fica aqui a dica para quem se interesse: “PEC Nº 7 é diploma de mentiroso pra quem assegurava transposição do Beron - Proposta de emenda constitucional ainda tem erros, mas vem abrir perspectivas reais para transposição de ex-servidores do Banco de Rondônia”, publicado em 7 de outubro de 2019  (https://www.tudorondonia.com/noticias/pec-n-7-e-diploma-de-mentiroso-pra-quem-assegurava-transposicao-do-beron,38197.shtml).

A encantaria e a pirotecnia persistem nas relações entre nossos congressistas com os traumatizados ex-empregados do Beron, por vezes contando nossos políticos com a assistência de alguns profissionais da advocacia e da mídia. Agora tem-se esse episódio da visita a Bolsonaro, que tem como proposta principal lançar ao público um axiomático “Fomos lá cobrar do homem!”. Ocorre que, no que se refere à PEC Nº 7, não há o que cobrar do homem. É o Congresso Nacional que tem que resolver: fazer andar, aprovar, promulgar. Talvez isso seja suficiente para explicar por que falam em alteração constitucional, mas não ousam dizer o nome dela.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Domingo, 20 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)