Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transporte aéreo e geração de emprego dominam debates do Fórum Governadores



O transporte aéreo e a geração de emprego de forma sustentável foram as maiores preocupações demonstradas pelos chefes de Executivo estaduais que participaram, nesta sexta-feira, 12, do 7º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no hall do prédio-anexo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

Aproveitando a presença do ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, os governadores Ivo Cassol, de Rondônia, Blairo Maggi, do Mato Grosso, Eduardo Braga, do Amazonas, e Carlos Henrique Gaguim, do Tocantins, enfocaram a questão aérea.

“As exigências para a implantação de aeroportos nos municípios da nossa Amazônia Legal beiram o absurdo”, disse Maggi, reivindicando junto ao governo federal mudanças na legislação, a fim de que se possa facilitar a construção de novos aeródromos nos estados da região.

Para o governador amazonense Eduardo Braga o desenvolvimento do transporte aéreo é fundamental até para o incentivo ao turismo na região amazônica. “Há locais no meu estado onde, de barco, leva-se 14 dias descendo e 30 dias subindo. Mas, de avião, são pouco mais de duas horas e meia”, exemplificou.

Além de também tocar na questão aérea, o governador de Rondônia, Ivo Cassol, novamente demonstrou preocupação com a situação do Estado, após a construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.

“Se facilitar as usinas serão operadas à distância, as linhas de transmissão passarão por cima de nós e os empregos ficarão em São Paulo e fora do Estado. Para Rondônia não ficará nada. Após as usinas ficarão 150 mil pessoas desempregadas e o Estado não terá como abrigar essas pessoas”, afirmou.

Para ele, uma solução seria a criação do ICMS verde, juntamente com incentivos federais para a implantação de indústrias não só em Rondônia, mas nos demais estados da Amazônia Legal. “Os empresários que estão no Sul e no Sudeste não virão investir aqui, se não houver incentivo”, disse, citando o exemplo do couro de boi que é produzido em Rondônia, mas beneficiado em São Paulo e até na Europa. “A cada mil couros são 7 mil empregos gerados.”

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A regularização fundiária também foi debatida no Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, apresentou números do programa Terra Legal, que, segundo ele, vai assentar, só este ano, 56.700 pequenos posseiros no País.

Durante a reunião, o ministro assinou convênio com o governador Ivo Cassol, destinando recursos de mais de R$ 17 milhões para o desenvolvimento do programa em Rondônia. “Vamos fazer o mesmo no Mato Grosso e em Tocantins, pois são parcerias importantes que estamos fechando com os estados e os municípios”, disse o ministro.

Além dos governadores de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins, participaram do Fórum os vice-governadores do Acre, Amapá, Pará e Rondônia e representantes do Maranhão e Roraima.

Todos os temas debatidos vão ajudar na elaboração da Carta de Porto Velho, um documento com metas para serem cumpridas pelos estados em sua área de abrangência, além de reivindicações e mecanismos de cooperação mútua entre os estados que compõem a região amazônica. 
 
Fonte: Ascom TCERO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)