Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalho Infantil Legal é tema de palestra durante evento na FIERO


 Trabalho Infantil Legal é tema de palestra durante evento na FIERO - Gente de Opinião

Juíza do TRT-14, Tatiane Faria, durante palestra
para empresários na Casa da Indústria

A palestra com o tema “Trabalho Infantil Legal” ministrada pela juíza substituta do trabalho do Tribunal do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre), Tatiane David Luiz Faria, encerrou a programação do Encontro da Indústria Sustentável, evento realizado na última quinta-feira (16 de abril) pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM). 

O encontro reuniu lideranças sindicais e empresariais para um diálogo com o novo secretário da SEDAM, Vilson de Salles Machado, no salão de convenções da Casa da Indústria, com a presença do presidente do Sistema FIERO, Marcelo Thomé, diretores e conselheiros. 

Para Thomé a Federação das Indústrias tem como um dos papéis fundamentais trazer informações à classe empresarial, e a participação da juíza Tatiane Faria é oportuna, justamente por abordar o tema voltado ao trabalho infantil legal. “Quanto mais cedo à criança começa a trabalhar, menor é seu rendimento médio durante a vida. Ao trabalhar, a criança fica com menos tempo e disposição para estudar e se preparar para alcançar uma melhor posição social na fase adulta” afirma.

O presidente da FIERO parabenizou Tatiane pela abordagem do tema e disse ainda que a Federação e o TRT serão parceiros em ações de conscientização da classe empresarial e da sociedade em geral. 

Durante a palestra, a juíza tratou dos aspectos legais envolvendo o trabalho infantil, como direito à profissionalização, aprendizagem e proteção ao trabalho do adolescente, entre outros assuntos.

Tatiane esclareceu o que se entende por trabalho infantil, sendo aquele realizado em desacordo com as idades mínimas previstas em lei. Também abordou a questão do trabalho infantil doméstico e a dificuldade de sua fiscalização, trazendo dados estatísticos sobre o assunto; bem como esclareceu sobre os meios legais de inserção no mercado de trabalho, como a aprendizagem.

De acordo com a juíza o trabalho infantil para crianças e adolescentes traz consequências, como os riscos físicos, morais e sociais. Também, segundo Tatiane, “o discurso que defende o trabalho infantil é, na maioria das vezes, um discurso ideológico e discriminatório, dirigido principalmente aos filhos das classes menos favorecidas, contribuindo para a perpetuação das desigualdades sociais”, afirmou.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil atinge mais de 200 milhões de jovens em todo o mundo, e aproximadamente 3,5 milhões de adolescentes no Brasil, onde a idade mínima para o trabalho é de 16 anos. Quem tem mais de 14 anos pode atuar nas empresas, mas somente como aprendiz. Trabalhos perigosos ou insalubres, como o doméstico e o noturno, só podem ser exercidos por maiores de 18 anos.

Fonte: Humberto Oliveira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)