Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

Honraria reconhece contribuição da parlamentar ao fortalecimento da Marinha do Brasil.


Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho - Gente de Opinião

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento a personalidades que contribuem de forma relevante para o fortalecimento da instituição e a valorização de seus princípios.

A solenidade ocorreu em Porto Velho, com a entrega da honraria realizada pelo Capitão de Fragata Alessandro Freitas, representante da Capitania dos Portos de Porto Velho.

A distinção marca um momento especial, celebrado no Dia do Marinheiro, data que simboliza a coragem, a disciplina e o compromisso dos homens e mulheres que atuam na defesa das águas brasileiras e da soberania nacional.

Para Cristiane Lopes, o reconhecimento representa não apenas uma conquista pessoal, mas uma homenagem coletiva ao trabalho desenvolvido em parceria com a Marinha do Brasil.

“Receber a Medalha Amiga da Marinha e o título honorífico é uma honra imensa, sobretudo em uma data tão significativa como o Dia do Marinheiro. É um reconhecimento que me emociona profundamente, pois reforça o valor do trabalho conjunto em prol da segurança, da formação profissional e do fortalecimento das nossas instituições”, destacou a parlamentar.

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho - Gente de Opinião

Instituída em agosto de 1966, a Medalha Amiga da Marinha é concedida a civis, militares de outras forças e instituições que se destacam na promoção da mentalidade marítima, no relacionamento institucional com a Marinha do Brasil, na defesa de seus interesses e na divulgação da importância estratégica do mar para o desenvolvimento do país.

A atuação de Cristiane Lopes junto à Marinha se reflete em ações concretas. Em 2023, em parceria com a Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV), a deputada participou da cerimônia de entrega de carteiras e certificados a 19 alunos concluintes do Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas (Nível 1). A solenidade foi realizada na Escola do Legislativo, na capital rondoniense, contribuindo para a qualificação profissional e geração de oportunidades no setor fluvial.

Ao final do evento, a deputada reafirmou seu compromisso com a Marinha do Brasil e com o desenvolvimento de Rondônia. “Seguirei firme nessa parceria, apoiando iniciativas que valorizem nossos marinheiros, fortaleçam a navegação fluvial e ampliem oportunidades para a população ribeirinha”, concluiu Cristiane Lopes.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)