Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalhadores vão às urnas para eleger direção do Sticcero


 
Os trabalhadores da construção civil estão em ritmo de eleição nesta quinta-feira para eleger a nova Presidência do Sindicato da categoria, o Sticcero. Duas chapas estão na disputa, mas quem conhece a briga pelo sindicato sabe que a questão sempre é conturbada, pois sempre envolve denúncias de falcatruas.

Ontem e hoje, por exemplo, os canteiros de obras amanheceram com panfletos denunciando a atual direção do sindicato, que teria vendido as duas sedes da entidade, e ainda repartido entre si, os móveis que foram comprados com o dinheiro do trabalhador, através de uma fraude que passou despercebida pela categoria.

A chapa 1 é encabeçada pelo atual presidente Toco, que está no poder desde 2009; A chapa 2 é presidida pelo ex-diretor Alcires Queiroz, que teria deixado o cargo por não concordar com algumas questões internas no sindicato. A existência de uma chapa concorrente demonstra que a gestão do Toco não é unanimidade.

DENÚNCIA

Uma das denúncias que estão sendo espalhadas pelos canteiros de obras e assombrado muitos trabalhadores é de conhecimento público: o atual presidente Toco e vários de seus diretores se beneficiaram com dinheiro da Odebrecht para evitar que a categoria fizesse greve. Ou seja, agiam como pelegos e ainda recebiam propinas.

O caso foi denunciado pelo site Painel Político, de Rondônia, do jornalista Alan Alex. Toco e seus diretores faziam parte de um grupo que ganhava propina da Odebrecht, juntamente com o ex-governador Ivo Cassol, o ex-prefeito Roberto Sobrinho e o ex-presidente da Assembleia, Valter Araújo.

“Os valores eram depositados diretamente em suas contas correntes. Os valores de R$ 5 mil, correspondem aos pagamentos efetuados a Raimundo Enelcio Pereira, Altair Donizete de Oliveira e Ademilton Santos Borges. Já́ os valores de R$ 2,5 mil se referem aos deposites em favor de Valdeci da Costa Braga e Francisco das Chagas Costa. Também recebia propina, o presidente do Sticcero, Raimundo Soares da Costa, vulgo “Toco”, com mesmo objetivo de evitar vandalismo no canteiro”, segundo diz o jornalista em sua coluna do dia 15 de abril de 2017.

Fonte: Marcos Santana

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)