Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalhadores, os mais prejudicados com impostos altos


Este domingo, 25 de maio, foi o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. Em Porto Velho foram realizadas ações de conscientização e manifestações por “menos impostos” no Brasil, que tem a segunda maior carga tributária entre os países da América Latina e uma das maiores do mundo. E “os trabalhadores são os mais prejudicados”, destaca o Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia (Sindafisco).

A Associação dos Jovens Empreendedores (AJE) organizou no Porto Velho Shopping uma exposição de produtos com suas respectivas cargas tributária. E muitos pais que passaram pelo local ficaram surpresos ao saber que pagaram quase 50% de impostos embutidos em produtos da lista escolar, como apontador, borracha e caneta.

Outro fato que marcou o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte em Porto Velho se deu num posto de combustível, localizado na Avenida Rio Madeira com Avenida Rio de Janeiro. Com a intenção de mostrar à população quanto pagaria de gasolina sem a cobrança de impostos, o valor deste combustível caiu de R$ 3,13 para R$ 1,48. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) 53% do preço da gasolina representa tributos recolhidos pelos governos federal e estadual.

O Sindafisco vem se manifestando todos os anos, nesta data, por menos impostos e mais transparências ao consumidor. Este sindicato representou Rondônia na Frente Parlamentar por um Sistema Tributário mais Justo, lançada no Congresso Nacional, e deve organizar ainda este ano um debate em Rondônia sobre o assunto.

Os trabalhadores são os mais prejudicados

“Infelizmente, a realidade é essa: no Brasil, são os trabalhadores, sobretudo os mais pobres, que mais sofrem com a carga tributária. E ainda não há um retorno suficiente, em relação a recursos para as necessidades básicas da população, principalmente nas áreas de educação e saúde”, destaca o presidente do Sindafisco, Adailton Lima.

Adailton Lima ainda observa que o sistema tributário brasileiro é injusto quando permite que “os que ganham menos sofram mais”. “É o que os especialistas chamam de imposto regressivo, que atinge, sobretudo, os que ganham menos. É fácil explicar: o trabalhador que ganha de um a sete salários mínimos gasta tudo o que ganha em seu sustento: alimentação, vestuário, transporte, medicamentos... Não sobra nada para a poupança”, acrescenta o sindicalista.

Os tributos sobre o consumo chegam a passar da metade do valor real da mercadoria ou serviço. Quando o trabalhador paga a sua conta de telefone, por exemplo, está pagando ICMS, PIS/PASEP, COFINS. “Os mais pobres sãos os mais prejudicados, pois, com as contas a pagar, com valores absurdos, não sobra dinheiro no bolso para fazer investimentos. Enquanto os mais ricos vivem numa outra situação”, finaliza Adailton Lima.

Fonte: Lucas Tatuí Libarino

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)