Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalhadores em educação fazem assembléias para reavaliar proposta do governo


 
Os trabalhadores em educação do Estado fazem nesta terça-feira (13/04) e quarta-feira (14/04) assembléias em todo o Estado para uma reavaliação da proposta apresentada pelo governo em negociação com a direção do Sintero. 

A proposta apresentada em reunião da direção do Sintero com a Procuradoria do Estado e a Seduc consiste no pagamento dos precatórios da ação do salário mínimo movida pelo Sintero contra o governo, enquadramento dos professores na Lei nº 420/2008 (Lei do Plano de Carreira) de acordo com o tempo de serviço e a escolaridade, pagamento das gratificações aprovadas na Assembléia Legislativa, implantação dos 4,5% também já aprovados no Legislativo, e pagamento do salário integral, sem desconto dos dias parados. 

Em contrapartida os trabalhadores em educação suspenderiam o movimento a partir desta quarta-feira (14/04) e se comprometeriam a repor as aulas ao longo do ano, de acordo com o calendário de cada escola. 

Na primeira assembléia realizada segunda-feira, dia 12/04 em todas as Regionais, os trabalhadores em educação rejeitaram a proposta diante da falta de registro em documento. A direção do Sintero buscou junto ao governo o compromisso por escrito contendo todos os itens da proposta. 

Em assembléia de reavaliação realizada nesta terça-feira, (13/04) os trabalhadores das Regionais Norte (Porto Velho, Candeias e Itapuã), Mamoré (Guajará-Mirim e Nova Mamoré), Rio Machado (Ji-Paraná) e Guaporé (Presidente Médici, Alvorada D’Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques) decidiram aceitar a proposta, suspender a greve a partir desta quarta-feira, e manter a mobilização para cobrar o cumprimento do acordo, podendo retomar a paralisação em caso de descumprimento. 

Ainda nesta terça-feira acontecerão assembléias em Espigão D’Oeste e na Regional da Mata, que compreende os Municípios de Rolim de Moura, Santa Luzia, Alta Floresta, Nova Brasilândia e Alto Alegre dos Parecis. 

Nesta quarta-feira serão realizadas assembléias nas Regionais Estanho (Ariquemes), Centro I (Jaru), Centro II (Ouro Perto D’Oeste), Café (Cacoal), Apidiá (Pimenta Bueno) e Cone Sul, sediada em Vilhena.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)