Quarta-feira, 28 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalhadores denunciam mais de 300 demissões na IMMA


 
Na manhã de ontem, segunda-feira (22), centenas de trabalhadores metalúrgicos da empresa Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA) foram demitidos e estima-se que mais de trezentos de um total de 360. Os demitidos estão revoltados com a omissão do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica Mecânica e Materiais (STIMMME) e da Central Sindicatos Brasil (CSB) por causa da ausência de negociações e de informações à categoria.

As demissões já haviam sido anunciadas desde o início do mês; portanto, como se trata de demissões coletivas por motivo único a legislação impõe a obrigatoriedade de negociações coletivas prévias para se tentar encontrar alternativas às demissões ou o pagamento de indenizações e benefícios adicionais; mas o STIMME e a CSB, que representam sindicalmente a categoria, não teriam feito nada.

Dirigentes do STIMME e da CSB estiveram na IMMA no período em que as centenas de trabalhadores estavam recebendo o aviso de demissão, mas ficaram em silêncio e sequer reuniram os trabalhadores ou deram qualquer informação ou orientação sobre os direitos adicionais que deveriam ser negociados. Membros da Chapa 2 “Renovação” procuraram a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e receberam orientação para reivindicarem seus direitos.

A CUT relatou a situação semelhante ocorrida em julho de 2015 em Rolim de Moura, com 469 demissões de trabalhadores do JBS Friboi, onde um outro sindicato aliado aos patrões também havia se omitido; mas após denúncia da Central Única ao Ministério Público do Trabalho (MPT) foram todas suspensas pela Justiça do Trabalho. Após a suspensão o JBS Friboi foi obrigado a conceder cesta básica por vários meses, pagar um salário e meio de indenização entre outros benefícios. O MPT tentou na ocasião suspender as demissões por cinco meses através do procedimento chamado lay-off, mas a postura do Sindicato inviabilizou essa alternativa.

Segundo os poucos trabalhadores que ainda não tinham sido demitidos, na tarde desta segunda-feira vários dirigentes do STIMMME e da CSB estiveram na sede da IMMA na BR-364 e não convidaram a comissão de representantes de base que já havia sido criada há vários dias. O receio da categoria é que o Sindicato faça uma negociação qualquer, sem a participação da comissão de representantes, e faça um acordo rebaixado, só para cumprir a legislação e livrar a IMMA de ter que suspender as demissões e negociar benefícios e indenizações adicionais.

Outro fato que causou grande indignação dos trabalhadores foi o acordo feito entre o STIMMME e a IMMA no início deste ano, rebaixando salários sobre o argumento de que isso seria para impedir demissões. O Sindicato defendeu o acordo e induziu os trabalhadores a aceitar a redução salarial. Apesar da gravidade da situação, a CSB não divulgou nada sobre as demissões, tanto que na noite desta segunda-feira o seu perfil no Facebook nada relatava sobre o assunto, sendo que a última postagem era do dia 18 de agosto de 2016. (Fonte: CUT)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agro avança e conquista reconhecimento nacional, diz deputado Cirone

Agro avança e conquista reconhecimento nacional, diz deputado Cirone

O investimento de recursos públicos nas associações de produtores rurais têm diminuído o custo da produção e aumentado a renda de quem vive na área

Deputada Cristiane Lopes defende a valorização do produtor rural na 12ª Rondônia Rural Show

Deputada Cristiane Lopes defende a valorização do produtor rural na 12ª Rondônia Rural Show

Com olhar atento ao desenvolvimento do agronegócio e firme atuação em defesa do produtor rural, a deputada federal Cristiane Lopes participa da 12ª

Presidente Alex Redano destaca protagonismo da Rondônia Rural Show no fortalecimento do agronegócio

Presidente Alex Redano destaca protagonismo da Rondônia Rural Show no fortalecimento do agronegócio

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), reforçou a relevância da Rondônia Rural Show Inter

Rondônia Rural Show terá palestra de Caio Coppolla promovida pela Assembleia Legislativa

Rondônia Rural Show terá palestra de Caio Coppolla promovida pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola do Legislativo (Elero), levará à 12ª edição da Rondônia Rural Show uma programação diversa,

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)