Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalhador em educação deve ficar atento para erros no enquadramento


   

Depois de intensas cobranças e uma firme atuação do Sintero, a Seduc, finalmente, promoveu o enquadramento dos trabalhadores em educação na Lei nº 420/2008, a lei do Plano de Carreira da categoria. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado de 25/09/2008.

A direção do Sintero, no entanto, alerta possíveis erros no enquadramento, o que deverá ser observado pelo próprio trabalhador, que, por sua vez, deve solicitar as correções através de requerimento endereçado à Representação de Ensino ou diretamente na Seduc. O Sintero vai exigir o enquadramento de todos de acordo com o artigo 68 da Lei do Plano de Carreira.

Os antigos servidores de apoio, ex-funcionários de escolas, de acordo com o novo Plano de Carreira passam a ser Técnicos Administrativos Educacionais e deveriam ser enquadrados de acordo com a escolaridade e o tempo de serviço. Segundo a Seduc, o enquadramento se deu na mesma situação em que os trabalhadores se encontravam.

Por isso os servidores devem conferir se estão no nível correto de acordo com a escolaridade de cada um, e se estão na referência de acordo com o tempo de serviço. Qualquer irregularidade deve ser comunicada à Seduc com solicitação de regularização.

O Sintero também orienta aos trabalhadores em educação para que confiram o nome na Portaria do enquadramento. O trabalhador que não constar na lista deve fazer uma solicitação de enquadramento junto à Seduc. Uma nova portaria com as correções devidas deverá ser editada no prazo de 40 dias. O critério de enquadramento foi a lotação nos quadros da educação. O servidor que, mesmo sendo da educação, está lotado em outro órgão, não foi enquadrado.

Tabela salarial

Quanto à aplicação da tabela salarial correta, publicada no diário oficial do dia 11 de janeiro de 2008 como anexo da lei nº 420/2008, a Justiça já determinou ao governo a sua implantação. Em recente despacho, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Zelite Andrade, deu prazo de 15 dias para o cumprimento da decisão judicial, e impôs uma multa diária de mil reais ao governador Ivo Cassol e mil reais ao secretário da Administração, Valdir Alves da Silva pelo descumprimento. O prazo ainda não começou a ser contado nem a multa ainda está valendo porque o governador e o secretário ainda não foram notificados dessa decisão.

Progressões

Em reunião com a secretária de Estado da Educação Marli Caúla, ocorrida nesta semana, a direção do Sintero cobrou a atualização das progressões previstas no antigo plano, a Lei nº 250/2001. Foi informado que já está pronto o levantamento da progressão dos reintegrados. Em seguida será feita a progressão dos professores que elevaram nível por escolaridade, e na seqüência a progressão dos que já têm direito aos 2% a cada dois anos.

Vitória

A presidente do Sintero, Claudir Mata, considera o enquadramento no novo Plano de Carreira uma vitória importante para a categoria. Segundo ela, embora o enquadramento ainda não tenha surtido efeito no salário, esse benefício deverá ocorrer em breve, pois é uma decisão judicial que cedo ou tarde terá que ser cumprida. Enquanto não for cumprida, correrá a multa diária.

“Esse enquadramento é o resultado da nossa luta. Significa a unificação da categoria perante o governo, que até agora tratava de maneira diferente professores e técnicos. Aos poucos vamos conseguir as devidas correções. O importante é que a nossa luta continua, para que conquistemos o restante das nossas reivindicações”, disse.

Para Claudir, a categoria unida terá mais força em sua luta. Ela destacou que há mais de uma década a CNTE vem lutando por essa unificação. “A questão salarial ganhamos na Justiça e vamos fazer cumprir. Infelizmente, com esse governo, tem que ser assim. Esperar pela boa vontade do governo não dá resultados. Temos que contar conosco, com a nossa união, com a determinação e a luta dos trabalhadores em educação”.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)