Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TJ aprova protocolo no período da tarde a partir do dia 11



O Tribunal de Justiça de Rondônia aprovou, na manhã desta segunda-feira, resolução prevendo a implantação do serviço de protocolo para recebimento petições no período da tarde. Uma reivindicação da advocacia rondoniense, que viu no expediente de 7 às 14 horas implantado recentemente pelo TJ como um limitador do acesso do cidadão à Justiça, o serviço de protocolo entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 11, e funcionará das 14 às 18 horas em todas as Comarcas do estado.

Na defesa do amplo acesso do cidadão à Justiça, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil reagiu contra o expediente de 7 às 14 horas no Judiciário rondoniense, por entender que esse horário prejudica o cidadão que tem de percorrer longas distâncias até chegar a cidade. Depois de tentar junto ao Tribunal ampliar o horário de atendimento ou a implantação de um protocolo no período da tarde para recebimento de petições, a OAB Rondônia recorreu ao Conselho Nacional de Justiça, com uma reclamação com caráter de procedimento administrativo e obteve decisão favorável do relator, ministro Jorge Hélio Chaves de Oliveira, que estendeu a reivindicação da OAB Rondônia para todos os tribunais do Brasil.

Na sexta-feira, ao participar de sessão do Conselho Seccional da OAB Rondônia, ao lado do ministro do CNJ, Jorge Hélio Chaves, o presidente do TJ, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, já anunciado a votação da resolução sobre a implantação do protocolo para este segunda-feira. Conforme sua previsão, a resolução foi aprovada e, a partir de segunda-feira, dia 11, o serviço de protocolo para recebimento de petições está em funcionamento em todo o estado.

Ao comentar a decisão dos desembargadores, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, disse que sai ganhando é a cidadania. “Sempre confiei na sensibilidade do Tribunal de Justiça de Rondônia quanto aos anseios dos jurisdicionados”, acentua Hélio.

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)