Segunda-feira, 4 de outubro de 2010 - 15h43
O Tribunal de Justiça de Rondônia aprovou, na manhã desta segunda-feira, resolução prevendo a implantação do serviço de protocolo para recebimento petições no período da tarde. Uma reivindicação da advocacia rondoniense, que viu no expediente de 7 às 14 horas implantado recentemente pelo TJ como um limitador do acesso do cidadão à Justiça, o serviço de protocolo entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 11, e funcionará das 14 às 18 horas em todas as Comarcas do estado.
Na defesa do amplo acesso do cidadão à Justiça, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil reagiu contra o expediente de 7 às 14 horas no Judiciário rondoniense, por entender que esse horário prejudica o cidadão que tem de percorrer longas distâncias até chegar a cidade. Depois de tentar junto ao Tribunal ampliar o horário de atendimento ou a implantação de um protocolo no período da tarde para recebimento de petições, a OAB Rondônia recorreu ao Conselho Nacional de Justiça, com uma reclamação com caráter de procedimento administrativo e obteve decisão favorável do relator, ministro Jorge Hélio Chaves de Oliveira, que estendeu a reivindicação da OAB Rondônia para todos os tribunais do Brasil.
Na sexta-feira, ao participar de sessão do Conselho Seccional da OAB Rondônia, ao lado do ministro do CNJ, Jorge Hélio Chaves, o presidente do TJ, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, já anunciado a votação da resolução sobre a implantação do protocolo para este segunda-feira. Conforme sua previsão, a resolução foi aprovada e, a partir de segunda-feira, dia 11, o serviço de protocolo para recebimento de petições está em funcionamento em todo o estado.
Ao comentar a decisão dos desembargadores, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, disse que sai ganhando é a cidadania. “Sempre confiei na sensibilidade do Tribunal de Justiça de Rondônia quanto aos anseios dos jurisdicionados”, acentua Hélio.
Fonte: Ascom/OAB-RO
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho
O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)