Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Territorialização do Plano Brasil Maior abrange Rondônia


Para articular a formação de um grupo de trabalho que irá construir uma agenda Estadual de Desenvolvimento Indústrial e Produtivo, o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEAPL/RO) reuniu, na última semana, representantes de órgãos ligados à indústria e do Governo de Rondônia.

A construção do documento faz parte da estratégia do Governo Federal de convergi-lo com o Plano Brasil Maior. A ideia é mobilizar as forças produtivas de cada Estado brasileiro para um levantamento das demandas na área industrial em suas localidades, para integrá-las e promover os investimentos necessários, resultando em inovação, competição e crescimento do país.

Em Rondônia, a coordenação das atividades está sendo realizada pelo NEAPL/ RO, por ser um dos objetivos do Plano, integrar a política nacional da indústria à política de Arranjos Produtivos Locais.

De acordo com uma das técnicas do NEAPLs, da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Celi Arruda Lisboa , é de suma importância de Rondônia estar inserido no Plano Brasil Maior, por ser a oportunidade de o Estado fortalecer a política estadual da indústria. “O cenário industrial de Rondônia está mudando e precisamos adaptar às políticas de desenvolvimento. Antes nossas indústrias eram voltadas para o agronegócio, hoje o setor está mais diversificado, com a formação de pólos de confecções, em Cacoal e Pimenta Bueno, por exemplo”, explicou Celi.

Estiveram presentes no encontro, o diretor geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Belgrano José Cavalcanti; o secretário executivo da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), Elisafan Sales; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Vivaldo Matos; e representantes do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto França; da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Gerson Zanata; e da Junta Comercial (Jucer), Adriana Pires.

A agenda elaborada pelo grupo será entregue até o final deste ano ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e ao mesmo tempo será agendada a realização de um seminário, em Rondônia.


Fonte: Jane Carla / Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)