Quinta-feira, 30 de junho de 2016 - 16h01
O Terminal de integração dos ônibus das linhas urbanas de Porto Velho entrou em fase de teste operacional nesta quinta-feira, 30. Instalado no local onde funcionava o Shopping Popular, essa etapa é necessária para que o município tenha o diagnóstico do impacto que a implantação do terminal no local provocará nas regiões do entorno.
Atualmente, o sistema de transporte coletivo da capital opera com 180 ônibus, 160 circulando e 20 de reserva, em 52 linhas. Mas nesse primeiro momento, nem todas as linhas passarão pelo terminal e a previsão da Semtran (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito) é de que passem pelo local cerca de 60 mil pessoas por dia.
“Esse espaço foi construído para ser um shopping popular e para trazer o terminal para cá ele teve que ser adaptado e ainda estamos fazendo adequações para que ele esteja funcionando cem por cento quando for inaugurado. E durante essa fase de testes vamos ver o que precisará ser melhorado para atender a população e diminuir o impacto na região”, disse o secretário da Semtran, Antônio Jorge dos Santos, o “Jorjão”.
O prefeito Mauro Nazif lembrou que para a instalação do terminal no local, que foi um dos mais prejudicados com a enchente do rio Madeira de 2014, a prefeitura gastou R$ 250 mil. Mas se a obra fosse feita por meio de licitação para contratar uma empresa, o terminal não sairia por menos de R$ 6 milhões, uma economia de 2.300%.
“Aqui são mais de três mil metros de área construída. Conseguimos fazer essa obra com custo reduzido. Isso é valorizar o dinheiro público. Com essa economia que estamos conseguindo, a prefeitura está realizando várias obras na capital. Esse princípio de economicidade que adotamos tem feito a diferença”, explicou o prefeito.
Com a instalação do terminal de integração, o passageiro passará a pagar agora apenas uma passagem para onde se deslocar. Por exemplo, se o usuário mora na zona sul e trabalha na zona leste, basta ele pegar o coletivo no bairro descer no terminal e entrar no ônibus que vai para a zona leste sem precisar pagar outra passagem. “Mas ele precisará ficar dentro da área do terminal, se ele sair, será cobrada outra passagem”, explicou o secretário da Semtran.
Texto Joel Elias | Fotos Roseval Ruzo
Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir
Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,
Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan
Deputada Ieda Chaves cobra implementação de Cadastro Estadual de Pedófilos em Rondônia
Diante do crescente número de notícias sobre crimes sexuais infantojuvenis, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou o Requerimento