Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Telecentro comunitário garante inclusão digital em Porto Velho



Prefeitura investe em tecnologia e garante inclusão digital: é o Telecentro comunitário

A prefeitura de Porto velho tem investido cada vez mais na área de tecnologia e garantindo à população acesso gratuito aos meios mais modernos de comunicação, a exemplo da internet, que hoje é disponibilizada à população,através dos Telecentros Comunitários, um deles montado no piso térreo da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, numa parceria com a secretaria municipal de Educação (Semed). Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no TC, destacam-se: acesso à internet; uso livre dos equipamentos; oficinas de alfabetização digital; cursos de informática básica; curso de navegação na internet e uso de softwares de plataforma aberta.

Os estudantes, trabalhadores e população em geral que tiverem necessidade de utilizar os benefícios do telecentro comunitário deverão efetuar apenas um cadastro para ter acesso às máquinas. Os requisitos necessários para cadastramento é ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos e apresentar RG e CPF. A partir do segundo acesso, o usuário poderá utilizar a máquina por um tempo de 1h por dia. Além disso, pode contar com o auxílio de um instrutor a serviço do Telecentro que atende das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Segundo Liliane Sayonara Lima, Chefe da Divisão de Apoio à Ciência e Tecnologia do Departamento de Geração de Renda e Fomento à Economia Solidária da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), no município, as políticas de Ciência e Tecnologia estão associadas à produção de conhecimento e alternativas para geração de renda e fomento à economia solidária partindo da compreensão de que o papel desempenhado pela C&T deve estar à serviço do desenvolvimento humano, social e sustentável. Deste modo, a Semdestur executa o Programa Municipal de Inclusão Digital, que inclui os telecentros.“O Telecentro Comunitário uma parceira com o Ministério das Comunicações que disponibiliza kits compostos por mesas, cadeiras, impressora, projetor e computadores ligados à internet em banda larga via satélite onde são realizadas atividades, por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas”, explicou Liliane.

Projetos de inclusão

A Chefe da Divisão de Apoio à Ciência e Tecnologia destaca que em Porto Velho há outros projetos que fazem parte do Programa Municipal de Inclusão Digital como o projeto Casa Brasil que é um espaço comunitário de uso gratuito e irrestrito. “O Casa Brasil promove a inserção tecnológica, a divulgação da ciência, da cultura e da arte, privilegiando, sobretudo ações em tecnologias livres, como por exemplo, o software livre. Para este fim o projeto conta também com um Telecentro Comunitário, e Laboratório de Metareciclagem e Multimídia”, salientou.

Além disso, segundo Sayonara, a prefeitura mantém o Centro de Acesso a Tecnologias para Inclusão Social (Catis) composto por computadores ligados à internet, projetor multimídia, lousa interativa e mobiliário. Em fase de implantação, o município conta com 09 CATIS localizados no Shopping Popular, Associação de moradores do bairro Tancredo Neves, Escola de Música da Zona Leste, Lar Espírita da Terceira Idade; Escola Santa Marcelina, Associação Pestalozzi, Escola Marcelo Cândia, Universidade Federal de Rondônia (para atender os moradores da Vila Princesa) e Associação de moradores da reserva extrativista do Lago do Cuniã.

Outro projeto de grande importância para o município é o “Cidade Digital”, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Administração – Semad, prevê a disponibilização distribuição de sinal de internet gratuitamente em Porto Velho. A segunda é disponibilizar o sinal de internet aos primeiros usuários (bairro Embratel) e por último a instalação das últimas torres, uma na zona Sul, próximo a escola Joaquim Vicente Rondon e a outra próxima da secretaria municipal de Obras (Semob).


Fonte: Meiry Santos & Semdestur
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Gente de Opinião Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)