Sexta-feira, 30 de julho de 2010 - 13h35
A vida corrida de quem tem que defender os interesses das pessoas ganhou um aliado imprescindível na atualidade: a tecnologia. Advogados, por meio de computador e internet, podem fazer petições, acompanhar processos, emitir certidões, boletos judiciários, verificar assinatura digital e entre outros serviços, que somados, chegam a 13 sistemas construídos com o objetivo de facilitar o acesso à Justiça.
Segundo o analista de sistemas Luciano Côrtes, a Coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça já trabalha para colocar em funcionamento o 2º Grau Digital, mais um sistema que vai virtualizar alguns procedimentos judiciais, dessa vez na 2ª Instância da Justiça de Rondônia, a exemplo do que ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF).
Atualmente, os advogados já contam com o Processo Judicial Digital (Projudi) é o sistema utilizado para iniciar um processo nos Juizados Especiais das comarcas do Estado. De casa, do escritório ou de onde mais for possível, o advogado entra no sistema e faz sua petição, de forma rápida e segura. Assim também é feito nas Varas de Execuções Fiscais e Penais (VEP). Além de petições, é também possível acompanhar o trâmite processual.
O coordenador de informática do TJRO, Riberval Saraiva, lembra também que, cadastrado no sistema "Push", o advogado recebe no seu e-mail cada movimentação feita no processo de seu cliente nas varas e departamentos do Judiciário de Rondônia.
Já a consulta processual, por número do processo, nomes de partes ou advogados, é aberta também ao público em geral, da mesma forma que a consulta à jurisprudência. É possível ainda calcular dívidas judiciais e emitir boletos bancários para pagamento das custas, tudo on line. Quem encontrar dificuldades, tem disponível telefone para contato direto com a área de manutenção, cujo número é exibido no rodapé das páginas dos sistemas do TJRO.
Quando juízes e desembargadores decidem, sentenças e acórdãos são publicados no Diário da Justiça Eletrônico, disponível na página do Tribunal de Justiça (www.tjro.jus.br). É também pela internet que qualquer pessoa pode emitir certidões negativas de qualquer comarca do Estado; além da assinatura digital de documentos judiciais, que pode ser verificada pela página, por meio da validação dos códigos verificadores.
"Nossos sistemas funcionam 24 horas por dia", explicou o coordenador de informática. Para ele, a tecnologia se une aos esforços de servidores, magistrados, advogados e promotores de justiça, para continuar fazendo com que a Justiça de Rondônia seja a mais célere do Brasil, como apontou por dois anos seguidos o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: Ascom TJRO
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)