Domingo, 27 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE-RO responde consulta sobre aposentadoria de professores municipais



Na primeira sessão plenária de 2017, realizada no último dia 2, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) aprovou parecer prévio na Consulta-Processo nº 3154/16, formulada pelo Instituto de Previdência de Machadinho do Oeste (Imprev), envolvendo questões referentes à concessão de aposentadoria para professores municipais.
 
O primeiro questionamento feito pelo órgão consulente diz respeito à possibilidade de cômputo, para efeito de aposentadoria pelas regras da legislação atual, do período em que professores municipais permanecem afastados por motivo de doença.
 
Nesse aspecto, o Pleno, em seu parecer, esclareceu que o período de gozo do auxílio-doença deve ser considerado como efetivo desempenho das funções de magistério para fins de concessão de aposentadoria, observados os termos da legislação previdenciária federal e municipal.
 
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO
 
O Imprev também questionou sobre a possibilidade de professores municipais, quando nomeados para cargos de orientação e supervisão educacional, integrarem a carreira de magistério, para efeito de concessão de aposentadoria.
 
Quanto a essa possibilidade, o TCE, em sua decisão, destaca que os professores nomeados para cargos de orientação e supervisão educacional, desde que desempenhem atividades, como preparação de aulas, correção de provas, atendimento aos pais e alunos, devem, sim, integrar a carreira do magistério, fazendo, portanto, jus à aposentadoria pelas regras estabelecidas na legislação.
 
Esse direito do professor, ainda segundo a Corte de Contas, está condicionado ao exercício das referidas funções (orientação e supervisão) em estabelecimentos de ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e médio), conforme definido também em relação a diretores, coordenadores e assessores pedagógicos.
 
O parecer prévio aprovado pelo Pleno, cuja íntegra pode ser conferida no portal do Tribunal de Contas, através do sistema “Consulta Processual” (disponível no endereço: https://pce.tce.ro.gov.br/tramita/pages/main.jsf, passa agora a fazer parte da consolidação de entendimentos do TCE, firmando, assim, precedente normativo no âmbito de jurisdição da Corte de Contas rondoniense.

Fonte: Ascom / TCE-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno

Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a

Gente de Opinião Domingo, 27 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)