Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE-RO responde consulta sobre aposentadoria de professores municipais



Na primeira sessão plenária de 2017, realizada no último dia 2, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) aprovou parecer prévio na Consulta-Processo nº 3154/16, formulada pelo Instituto de Previdência de Machadinho do Oeste (Imprev), envolvendo questões referentes à concessão de aposentadoria para professores municipais.
 
O primeiro questionamento feito pelo órgão consulente diz respeito à possibilidade de cômputo, para efeito de aposentadoria pelas regras da legislação atual, do período em que professores municipais permanecem afastados por motivo de doença.
 
Nesse aspecto, o Pleno, em seu parecer, esclareceu que o período de gozo do auxílio-doença deve ser considerado como efetivo desempenho das funções de magistério para fins de concessão de aposentadoria, observados os termos da legislação previdenciária federal e municipal.
 
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO
 
O Imprev também questionou sobre a possibilidade de professores municipais, quando nomeados para cargos de orientação e supervisão educacional, integrarem a carreira de magistério, para efeito de concessão de aposentadoria.
 
Quanto a essa possibilidade, o TCE, em sua decisão, destaca que os professores nomeados para cargos de orientação e supervisão educacional, desde que desempenhem atividades, como preparação de aulas, correção de provas, atendimento aos pais e alunos, devem, sim, integrar a carreira do magistério, fazendo, portanto, jus à aposentadoria pelas regras estabelecidas na legislação.
 
Esse direito do professor, ainda segundo a Corte de Contas, está condicionado ao exercício das referidas funções (orientação e supervisão) em estabelecimentos de ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e médio), conforme definido também em relação a diretores, coordenadores e assessores pedagógicos.
 
O parecer prévio aprovado pelo Pleno, cuja íntegra pode ser conferida no portal do Tribunal de Contas, através do sistema “Consulta Processual” (disponível no endereço: https://pce.tce.ro.gov.br/tramita/pages/main.jsf, passa agora a fazer parte da consolidação de entendimentos do TCE, firmando, assim, precedente normativo no âmbito de jurisdição da Corte de Contas rondoniense.

Fonte: Ascom / TCE-RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)