Quarta-feira, 7 de março de 2018 - 18h59
Visando subsidiar o trabalho dos jurisdicionados que atuam nas fiscalizações de contratos e contratações diretas, em procedimentos administrativos de rotina, via licitações, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon) e da Secretaria Executiva de Licitações e Contratos (Selicon) realizou no período de 26 de fevereiro a 6 deste mês, capacitação com o tema “Licitações, Contratações Diretas, Lei nº123/2006 e Contratos”.
Os ensinamentos foram repassados pelos servidores do TCE, Cleice de Pontes Bernardo e Hugo Viana Oliveira, totalizando uma carga horária de 28 horas/aula.
Além do conteúdo legal e doutrinário, o curso abordou os pontos mais complexos das tarefas de celebração e fiscalização de contratos, termos de referências, licitações e os modelos de executá-las na administração pública. No aspecto legal foram apresentadas as legislações aplicáveis, dando ênfase à Lei nº 8.666/93 que dispõe sobre garantias e princípios constitucionais em relação a licitação.
Na capacitação, foram explanados os trâmites legais das etapas da contratação, desde o planejamento de uma licitação, passando por formalizações, termos de referências, pesquisas de mercado, providências orçamentárias de preparação, aprovação do TR/PB, edital conforme as modalidades licitatórias, aprovação da minuta do edital e contrato pelo jurídico, publicações, seleção do fornecedor (disputa ou contratação direta), celebração do contrato até chegar a execução e controle do contrato.
Os instrutores repassaram também orientações relativas às condições de pagamento, observando a Lei 8.666/93 no (artigo.40), as modalidades licitatórias a serem aplicadas e as formas de celebração dos contratos administrativos, levando em conta os critérios, os valores e os tipos de objeto.
Também ressaltaram aspectos referentes à figura do gestor e do fiscal de contratos, uma obrigação do estado instituída através de lei, que passou a tornar obrigatória a existência de servidores especialmente capacitados para essas funções, que têm como objetivo o integral cumprimento dos contratos administrativos e o atendimento das necessidades da administração pública.
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Durante as aulas, também foi aborda a Lei Complementar Federal nº123/2006, mais conhecida como Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas.
Relativamente ao acesso dos municípios ao mercado das micro e pequenas empresas, enfocou-se em especial os artigos 47 a 49, citando regularização documental, empate ficto, compras exclusivas para micro e pequenas empresas, subcontratação e subcontratação em lotes, mencionando a súmula nº 8/TCE-RO.
Os participantes que cumpriram carga horária determinada pela Escola Superior de Contas (Escon) receberão certificados.
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso