Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Taxa de Ocupação da Figura A já pode ser suspensa e processo de regularização avança



A Prefeitura de Porto Velho aguarda apenas o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) sobre a doação de parte da chamada “Figura A”, localizada na região central da cidade, para que o município possa iniciar o processo de regularização da área. As portarias da União que autorizam o repasse das áreas de três dos oito bairros da Figura A já foram publicadas no Diário Oficial da União. (DOU). No dia 14 de março, saiu a publicação referente ao Panair; no dia 29, a do Arigolândia; e no dia 04 de abril, a do Pedrinhas.

A cautela da Advocacia-Geral da União é por causa do período eleitoral que veda algumas ações às instituições públicas. A AGU quer saber se há na legislação algum dispositivo que impeça o governo federal de fazer a doação da área para a prefeitura por causa das eleições de outubro.
Na chamada Figura A residem cerca de 50 mil famílias e sua extensão abrange os bairros Arigolândia, Panair do Brasil, Pedrinhas, Olaria, Caiari, Triangulo, Areal e Baixa da União. Os três primeiros, que já têm a doação autorizada, correspondem a 80% da área. Mas as portarias, de imediato, já permitem que a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), em Porto Velho, suspenda a Taxa de Ocupação que era cobrada das famílias que ocupam os imóveis. Dependendo do caso, há débitos de mais de R$ 50 mil pendentes.

Coletiva

Na coletiva que concedeu nesta quinta-feira, 07, o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, falou da luta das famílias para permanecerem no local e parabenizou os moradores, por meio da associação criada por eles, pelo desfecho positivo do caso. Mauro Nazif também ressaltou a importância do papel da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que foi fundamental para que hoje as famílias da Figura A tenham a segurança de que receberão a titulação do terreno onde residem há décadas. “Essa é uma luta de mais de cem anos e era uma das maiores injustiças que Porto velho cometia com essas famílias tradicionais. A cidade começou por ali, no entorno da estrada de ferro Madeira-Mamoré, e esses pioneiros não tinham a segurança de permanecer no local onde sempre moraram por que o terreno não lhes pertencia”, disse.

O prefeito também destacou a participação da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) no processo, trabalho coordenado pela secretária Márcia Luna e pelo adjunto Fabrício Bensiman.

A Semur, junto com a Secretaria de Patrimônio da União, foi a responsável pelo levantamento de todas as informações necessárias para convencer a União a repassar a área, uma das mais nobres da cidade, para o ser incorporada ao patrimônio do município.

Determinação

A Secretária Márcia Luna, da Semur, lembrou que ao assumir a secretaria no ano passado, resolver a questão fundiária da Figura A foi a principal atribuição que lhe foi passada pelo prefeito. Foi um trabalho duro, difícil, silencioso, mas que valeu a pena pelo resultado obtido a favor dessas famílias”, frisou a secretária.

O superintendente da SPU, Antônio Roberto dos Santos Ferreira, afirmou que a morosidade do processo — a tramitação iniciou em 2010 — era necessária para que não pairasse nenhuma dúvida à doação que será feita. Tudo precisava ser checado para verificar as questões de impedimento legal. “Foi um trabalho árdua realizado junto com a prefeitura, mas que nos dá a garantia de ter resolvido, já de imediato, cerca de oitenta por cento da questão fundiária que envolvia a Figura A. Os vinte por cento restante será mais fácil de resolver”, disse.

O morador Narciso Freire, um dos pioneiros da Figura A, reconheceu e agradeceu o empenho do prefeito Mauro Nazif para resolver o problema. “Essa foi uma promessa que ele fez para nós em campanha e está cumprindo agora. Foram várias reuniões realizadas até chegarmos a esse momento que deixa todos nós, moradores, felizes”, festejou.

Fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)